Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Conselho abre inscrições para candidaturas aos cargos de reitor e vice-reitor da Univasf

Publicado em: 13/11/2019 17:09

 (Foto: Univasf/Divulgação.)
Foto: Univasf/Divulgação.

Os candidatos interessados em concorrer à Reitoria e à Vice-Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) têm até o dia 18 para inscrever candidaturas junto ao Conselho Universitário (Conuni) e participar desta segunda etapa do processo eleitoral, que visa à escolha dos próximos dirigentes da instituição.

Na pesquisa informal, realizada no último dia 5, o atual vice-reitor, Telio Nobre Leite e a atual pró-reitora de Extensão, Lúcia Marisy Ribeiro foram os indicados pela comunidade acadêmica, em primeiro lugar, para os cargos de reitor e vice-reitora da instituição para o quadriênio 2020-2024. Candidatos pela chapa 3, Telio e Lúcia conquistaram mais de 56% dos votos válidos, concorrendo com outras três chapas que receberam, 34,76% - Jorge Cavalcanti e Ferdinando Oliveira (Chapa 2); 6,25% - Virgínia Passos e José Américo (Chapa 4) e 2,73% - Luiz Vallota e Jaime Macedo (Chapa 1).

Conforme a legislação que rege o processo de escolha dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a pesquisa informal junto à comunidade interna, que abrange estudantes, professores e técnicos administrativos tem caráter consultivo, mas não vinculante para a elaboração da lista tríplice, com os nomes dos indicados à Reitoria, a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) pelo conselho superior da universidade – o colégio eleitoral.

Os procedimentos adotados pela Univasf seguem as determinações do MEC, discriminadas em ofício dirigido às Ifes, no último mês de julho, no qual é destacado no item 13 que “a consulta à comunidade não tem o poder de vincular o resultado do Colégio Eleitoral sob pena de anulação dos atos praticados". No mesmo documento, item 15, são informados os meios de verificação dos respectivos atos e a importância de manifestação do Conselho Universitário “que ateste a inexistência de vinculação do resultado da consulta prévia à votação no Colégio Eleitoral, caso haja consulta informal”. Na Univasf, caberá ao Conuni, a decisão dos nomes que vão compor a lista tríplice para reitor e a lista para vice-reitor.

Todos os interessados, independente da participação na pesquisa informal junto à comunidade acadêmica poderão se inscrever, desde que cumpram às exigências legais para se candidatar aos respectivos cargos: ser docente integrante da carreira de magistério superior, ocupante dos cargos de professor titular ou de professor associado 4, ou que seja portador do título de doutor,  conforme art. 1º, § 1º do Decreto nº 1.916/96.

De acordo com o edital, os pedidos de recurso quanto ao indeferimento de inscrições devem ser encaminhados, também via Sipac, até as 9h do dia 20 de novembro, após a divulgação da lista prévia dos inscritos. A lista de inscritos definitiva será divulgada também no dia 20, até as 12h. Os inscritos serão submetidos à votação no Conuni em reunião extraordinária do órgão, programada para 29 de novembro próximo, às 14h, na Sala dos Conselhos Superiores, no campus Sede em Petrolina (PE).

Cada conselheiro poderá votar em um único nome para composição da lista tríplice, visando à escolha do próximo reitor pela Presidência da República, a quem compete o ato de nomeação, cabendo ao reitor nomeado pelo presidente empossar o vice-reitor eleito pelo Conuni. O mandato do atual dirigente da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima encerrará dia 28 de março de 2020.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL