Diario de Pernambuco
Busca

Segurança

Comércio no Centro do Recife será monitorado por drones

Publicado em: 13/11/2019 16:55 | Atualizado em: 13/11/2019 17:16

 (Rua Nova - Crédito: Peu Ricardo/DP)
Rua Nova - Crédito: Peu Ricardo/DP
Com ajuda de drones e câmeras de monitoramento, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, em parceria com a Polícia Militar, espera oferecer mais segurança ao público que for fazer as compras de fim de ano nas lojas do Centro da cidade. A ação reforça o trabalho que já vem sendo feito pelo 16º Batalhão da Polícia Militar e incluirá também plataformas elevadas de observação nas vias do corredor do comércio, que abrange as ruas Nova, Duque de Caxias e Praça da Independência, no bairro Santo Antônio, a partir do dia 25 de novembro. De acordo com a PM, no bairro Santo Antônio, no período de 1 de janeiro a 12 de novembro, houve um aumento de 2% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVL) em relação ao mesmo período do ano passado. A segurança é uma das ações do projeto Viver o Centro, que prevê ainda atrações culturais, oficinas e sorteio de prêmio com atividades ao longo do corredor do comércio. 
 
A CDL também anunciou a abertura do comércio aos domingos e feriados, iniciando nesta sexta-feira, Dia da Proclamação da República, e mantendo o esquema até o dia 31 de dezembro.  "A ideia é levar para o Centro a segurança e atrações culturais como um grande shopping ao ar livre”, destacou o presidente da CDL, Cid Lôbo Mendonça. O Viver o Centro é uma parceria com Fecomércio, o sistema Sest/Senai e Prefeitura do Recife. 

Com ações previstas até o fim do ano, o projeto promete levar para o corredor do comércio, artistas locais, shows de mágica, performances circenses, desfile de moda e festivais gastronômicos. A programação conta ainda com ações educativas de saúde bucal, nutrição, oficinas de autoimagem, apresentações de grupos de pastoris e corais e atividades recreativas com jogos populares. No cenário urbano, o município vai montar pontos de interação ao longo das vias com espaços para o brincar, experimentar e cuidar. A proposta é resgatar a tradição de frequentar o Centro. 

E, a partir do dia 10 de dezembro, terá início a campanha Natal Premiado 2019, promovida pela CDL que vai levar Papai Noel ao Centro da cidade, além de um parque infantil no Pátio do Livramento e na Rua da Imperatriz. “Teremos também a sorteio de prêmios e o consumidor poderá encontrar uma grande variedade de produtos a preços acessíveis e com mais segurança e entretenimento”, destacou Cid Lôbo. No sábado, terá um desfile de moda na Rua Nova, pela manhã e à tarde estão previstas apresentações de mágicos e atrações de circo no mesmo local. 

SEGURANÇA
A parceria firmada com a Polícia Militar incluiu a doação de um drone com capacidade de autonomia de até três horas. O equipamento terá também três baterias, podendo ampliar autonomia por até nove horas. O monitorar será feito em tempo real por policiais militares da Agência de Inteligência da PM. “Com o monitoramento temos condições de observar até o rosto de alguém que esteja na rua e teremos ainda as plataformas elevadas que vão ajudar no policiamento das ruas”, destacou o sub-comandante do 16º BPM, major Ronaldo Pinto, que agradeceu a doação do equipamento. As plataformas, que serão instaladas já pertenciam à PM, mas foram requalificadas com juda da CDL e Fecomércio. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL