Diario de Pernambuco
Busca

Calor

Apac emite alerta de baixa umidade no Sertão pernambucano

Publicado em: 19/11/2019 08:29 | Atualizado em: 19/11/2019 08:39

 (Foto: Annaclarice Almeida/Arquivo DP.)
Foto: Annaclarice Almeida/Arquivo DP.

Um alerta foi divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) desde a última sexta-feira (15) sobre a baixa umidade no Sertão pernambucano. Segundo o órgão, uma massa de ar seco sobre a região vai elevar as temperaturas e diminuir a umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo de 20%. A indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de uma situação saudável é de 60%. Por isso, a variação pode provocar alguns problemas de saúde.

Alergia, dificuldade respiratória, ressecamento ou sangramento pelo nariz e irritação nos olhos são algumas complicações que podem ser sentidas pela polulação durante este período. As reações também podem ser percebidas na natureza, com o aumento de incêndios em áreas de vegetação. O estado de alerta, no entanto, não vale para outras regiões, como Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana.

De acordo com o meteorologista da Apac, Fabiano Prestrelo, a baixa umidade é comum nessa época do ano. "Durante as estações da primavera e do verão as temperaturas sobem e no Sertão fica ainda mais seco. Apesar de estar dentro da média esperada para esses meses, quando a umidade relativa do ar atinge entre 12% e 20% se torna estado de alerta", diz.

Entre os cuidados que devem ser tomados nesta época do ano está a ingestão de água constantemente, uso de soro fisiológico para olhos e narinas, como também umidificar os ambientes através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e evitar trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL