Diario de Pernambuco
Busca

Social

Adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas participarão de curso de mídias digitais

Publicado em: 18/11/2019 15:57 | Atualizado em: 18/11/2019 16:34

Curso começa nesta terça (19). (Foto: Divulgação/SDSCJ.)
Curso começa nesta terça (19). (Foto: Divulgação/SDSCJ.)
Jovens que cumpriram medidas socioeducativas ou que estão cumprindo em regime aberto irão participar de aulas sobre mídias digitais no Cesar School, localizado no Recife Antigo. Intitulado Cultura e Mundos Digitais, o curso será ministrado a uma turma de 25 adolescentes a partir desta terça-feira (19). A ação faz parte do projeto Novas Oportunidades, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), que visa auxiliar na reintegração social dos socioeducandos.

A turma é composta por ex-internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e jovens que cumprem medida em regime aberto no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os adolescentes foram selecionados de acordo com idade, escolaridade e interesses, por exemplo.

As aulas acontecem de terça a quinta-feira,até o dia 12 de dezembro. O curso terá 36 horas de duração no total e vai abordar informações sobre vídeos, Instagram, WhatsApp e outros meios de comunicação. Assim, será possível discutir e conhecer características do mundo digital e capacitar os alunos para o desenvolvimento de conteúdos como podcasts, aplicativos e livros digitais. 

Os professores trarão uma visão atualizada do tema, por estarem presentes diretamente no mercado de trabalho. “Esses jovens precisam ter um contato mais próximo com os avanços que o mercado atualmente está oferecendo. A nossa ideia é inseri-los no mundo da tecnologia e abrir novas janelas”, explica Sileno Guedes, secretário da SDSCJ.

Novas Oportunidades
O projeto Novas Oportunidades tem como público-alvo adolescentes e jovens de 12 a 22 anos, residentes na Região Metropolitana do Recife, egressos das unidades da Funase. Eles são acompanhados por um ano a partir do seu engajamento no projeto, podendo ser estendido o prazo de acordo com avaliação técnica da equipe. 

Durante o período, recebem atendimento psicossocial para identificar as demandas de ordem pessoal e que poderão sofrer intervenções pontuais, busca-se também o engajamento socioprodutivo, em atividades profissionalizantes ou de aprendizagem junto os parceiros privados e governamentais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL