Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Abstenção é de 9,40% no primeiro dia de provas do SSA3

Publicado em: 17/11/2019 13:36 | Atualizado em: 17/11/2019 15:55

 (Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto)
Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto

A abstenção do primeiro dia de provas da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), cujas provas foram realizadas na manhã deste domingo (17), foi de 9,40% de faltantes. Cerca de 1,2 mil candidatos não compareceram aos locais de prova. O índice foi menor do que o do ano passado, quando 9,54% dos inscritos não foram realizar os exames do primeiro dia. 
 
O maior percentual de abstenção foi registrado em Caruaru, onde 17,7% dos candidatos não foram realizar as provas nos três locais onde havia aplicação de exames. Palmares foi o segundo lugar com mais faltosos, com 11,8% de abstenção. Serra Talhada, no Sertão, completa a lista dos locais que registraram maior abstenção, com 11% de estudantes que não fizeram as provas.

O local que mais recebeu estudantes para realização das provas do SSA3 foi o Campus de Petrolina, onde 1.259 estavam inscritos para fazer as provas. No Recife, o prédio da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), na Benfica, iria receber 1.139 inscritos.  
 
O SSA3 começou a ser aplicado neste domingo (17), às 8h15. No primeiro dia, os candidatos fizeram as provas de redação, língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia. As provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia acontecem na segunda (18). O gabarito será divulgado no site da UPE, por volta das 14h.

Neste primeiro dia de SS3, os estudantes começaram a sair dos locais de prova por volta das 11h15. Uma das primeiras a deixar o prédio da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), o local de prova com maior número de salas ocupadas para o certame no Recife, a estudante Vitória Reis, 18 anos, estava satisfeita com a avaliação. "Achei a prova legal, muito razoável, fácil. Haviam me falado que o SSA3 era difícil, mas não achei", disse. 
 
Para ela, um dos destaques da prova foi o tema da redação: "Protagonismo do jovem na construção de uma sociedade mais justa". "A gente tem que se informar mais enquanto jovem e mudar mais o mundo. Somos o futuro disso", comentou. A opinião foi compartilhada pelo estudante Lucas Urach, 18 anos, que tenta uma vaga no curso de engenharia da computação. "O tema da redação foi muito bom. É um tema bem atual, falei bastante no meu texto sobre como a educação é importante para a formação do jovem, que é importante para a formação da sociedade", disse. 
 
Os candidatos também elogiaram a prova de matemática. "Foi uma prova bem direta, como sempre é. Todas as questões de matemática eram bem fáceis, não precisávamos ler tanto o texto", disse o estudante Victor Burle, 17 anos, que tenta uma vaga em direito. Para ele, por outro lado, a prova de língua portuguesa estava mais densa. "Estava puxado, principalmente a parte de literatura, pois tinha bastante texto e bastante pintura. Mas em geral eu gostei bastante", contou.
 
De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da UPE, Ernani Martins, não houve nenhum eliminado por porte de celular ou por haver chegado atrasado no primeiro dia de SSA3. "Tudo ocorreu dentro do esperado. O índice de abstenção também está dentro da média, de forma que estamos satisfeitos com o resultado de hoje", comentou. A previsão é que a divulgado dos resultados finais do SSA3 aconteça até o dia 17 de janeiro. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL