Diario de Pernambuco
Busca

Solidariedade

UFPE tem pontos de arrecadação para receber doações de materiais para limpeza do óleo nas praias

Publicado em: 23/10/2019 19:07 | Atualizado em: 23/10/2019 19:11

Material pode ser doado em vários centros da universidade. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP.)
Material pode ser doado em vários centros da universidade. (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP.)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está arrecadando, no campus Recife, doação de materiais que serão utilizados para retirada do óleo que atinge as praias pernambucanas.

Desde segunda-feira (21), voluntários da UFPE têm saído do campus para participar das ações de limpeza do óleo nas praias. Os ônibus saem de segunda a sexta-feira, às 9h, em direção às praias que necessitam de voluntários, de acordo com informações da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Há 45 vagas, preenchidas por ordem de chegada. 

Alunos do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), na Mata Sul, organizaram um mutirão para contribuir com o trabalho nas praias do estado, no sábado (26), saindo às 7h de Vitória de Santo Antão.

No campus Recife, o Museu de Oceanografia da UFPE está recebendo doações de equipamentos de proteção individual (EPIs). O horário vai das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

As doações também podem ser feitas nos Diretórios Acadêmicos do Centro de Biociências (CB): DABio (Ciências Biológicas – Bacharelado), DACam (Ciências Biológicas – Ciências Ambientais), DABiolic (Ciências Biológicas – Licenciatura), DABiom (Biomedicina), de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite. Os horários de funcionamento dos DAs variam, mas sempre há um diretório acadêmico aberto em algum dos turnos.

Os quatro DAs estão localizados no mesmo local, em frente à Área de Convivência do CB. Podem ser doados materiais como galochas, luvas de borracha, sacos de lixo de 100 litros, máscaras, redes, pás de lixo, óleo de cozinha para remover os resíduos da pele dos voluntários e água.

O Departamento de Hotelaria e Turismo também está recebendo doações de EPIs e outros materiais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. No hall de entrada do departamento, encontra-se uma caixa identificada para a arrecadação. Podem ser doados produtos como luvas PVC, chapéu/boné/viseira, máscaras com filtro, galochas, sacos de ráfia, protetor solar, baldes, ciscadores, pás de construção, óleo de cozinha, água mineral e lanches.

Outro ponto de arrecadação de EPIs é o Diretório Acadêmico (DA) do curso de Ciências Econômicas. O DA fica no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e o horário de atendimento é das 8h às 21h.

O Centro de Informática (CIn) está recebendo equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas grossas, botas, máscaras e protetor solar, além de pás, sacos de ráfia, água mineral, alimentos não perecíveis e óleo de cozinha para remover os resíduos da pele dos voluntários. No CIn, é somente deixar o material na caixa que se encontra próxima à recepção do bloco A.

A Associação de Docentes da UFPE (Adufepe), em parceria com a Prefeitura do Recife e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, também está recebendo doações, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Entre os materiais que as organizações recebem estão EPIs – como galochas, luvas de borracha e máscara – pás de lixo, sacos de ráfia, além de água mineral, alimentos não-perecíveis e óleo de cozinha. 

Confira outros pontos de coleta de doações:

RECIFE
Colégio Núcleo Jaqueira (Avenida Rui Barbosa, 1680, Jaqueira)
Colégio Núcleo Boa Viagem (Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 2142, Boa Viagem)
Colégio Cognitivo (Rua Sant’Anna, 213, Santana)
Colégio Fazer Crescer (Rua Salvador de Sá, 1181, Rosarinho)
Cachaçaria Carvalheira (Avenida Sul, 4921, Imbiribeira)
Igreja Mosaico (Rua José Moreira Leal, 214, Boa Viagem)
Igreja A Ponte (Rua do Brum, 303, Bairro do Recife)
Igreja Emanuel (Rua Maria Carolina, 500, Boa Viagem)
Porto Digital (Cais do Apolo, 222, Bairro do Recife)
Softex Recife (Rua da Guia, 142, Bairro do Recife)
CESAR (Rua Bione, 220; Cais do Apolo, 77 ou 463; Avenida Rio Branco, 50, Bairro do Recife)
ONG Salve Maracaípe (Rua Visconde de Jequitinhonha, 279, sala 505, Boa Viagem)
ONG Salve Maracaípe (Estrada do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus, 785, Casa 1, Cordeiro)
OAB Pernambuco (Rua do Imperador Pedro 2, 346, Santo Amaro)
Adufepe (Avenida dos Economistas, s/n, Cidade Universitária)
Defensoria Pública de Pernambuco (Rua Marquês do Amorim, 127, Boa Vista)

CABO DE SANTO AGOSTINHO
Base do Samu (Praia de Itapuama)
Base de Suape (Hotel Vila Galé Eco Resort, Avenida Beira Mar, 750, Vila Suape)
Base Gaibu (Praia de Gaibu)
Base Paiva (Associação Geral da Reserva do Paiva, Alameda das Mangabas, s/n)

IPOJUCA
Comitê de crise (Vila de Todos os Santos, Pontal de Maracaípe)
ONG Ecoassociados (Rua Caraúna, s/n, Praça 4, Porto de Galinhas)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL