Diario de Pernambuco
Busca

DESCOBERTA

Na Escócia, câmera térmica de atração turística revela câncer de mama em visitante

Publicado em: 23/10/2019 09:29

A câmera de imagem térmica mostrou que o seio de Gill tinha uma cor diferente (Foto: Arquivo Pessoal/Bal Gill)
A câmera de imagem térmica mostrou que o seio de Gill tinha uma cor diferente (Foto: Arquivo Pessoal/Bal Gill)
Em Edimburgo, na Escócia, uma turista visitou uma atração turística e teve um câncer de mama detectado através da câmera térmica do local.

Bal Gill, 41, foi à "Camera Obscura and World of Illusions" com sua família em maio quando teve contato com câmeras de imagens térmicas em uma sala do museu. Ao ver a imagem, notou que seu seio esquerdo tinha uma cor diferente.

A visitante consultou-se rapidamente com um médico, que confirmou que ela tinha um tumor em estágio inicial. Foi também uma descoberta de que essas câmeras térmicas podem ser usadas como uma ferramenta por oncologistas.

A termografia é um exame que, através da câmera especial, mede a temperatura da pele na superfície da mama. O processo é possível devido à elevação do fluxo sanguíneo e do metabolismo no tumor, o que aumenta a temperatura na região.

De acordo com o gerente-geral, a equipe do museu não tinha percebido este potencial da câmera de detectar sintomas de câncer.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL