Diario de Pernambuco
Busca

Homem é indiciado por assediar criança de 9 anos no Facebook

Publicado em: 30/08/2019 09:11

Assédio aconteceu em 2018 - Foto: Divulgação/Polícia Federal
Um homem de 25 anos foi indiciado por assediar uma menina de 9 através do Facebook nessa quinta-feira (29). O caso foi denunciado à Polícia Federal (PF) pelo pai da criança, que viu a conversa do réu com a vítima. Nas mensagens divulgadas pela PF, o homem aparece utilizando um perfil fake com foto da personagem Minnie, com nome de Maria Juliana, pedindo insistentemente que a menor mande fotos de suas partes íntimas. Em dado momento, ele chegou a mandar para ela uma foto nu.

O caso aconteceu em 2018, na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A investigação demorou para avançar porque foi necessário pedir quebra do sigilo telefônico e cooperação do Facebook. “Ele foi intimado e compareceu à Polícia Federal. Não tinha como ele negar, por a gente já ter fotos e materiais dele”, explica o chefe de comunicação da PF, Giovanni Santoro.

Em depoimento, o homem admitiu que utilizou o perfil fake, mas não sabia que estava conversando com uma criança. No dia do assédio, ele estava na casa de uma tia em Candeias, bairro de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Ele não foi preso e responderá o processo em liberdade. Se condenado, pegará pena de 1 a 3 anos de reclusão. 

A ação faz parte da operação Help VII, que apura crimes sexuais na internet envolvendo menores. A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão - dois em Caruaru e um em Jaboatão. Foi apreendido um celular Nokia Lumia, de propriedade do suspeito. O aparelho passará por perícia técnica. 

Cuidados
O pai da menina de 9 anos admitiu que criou o perfil no Facebook para a filha, diante da grande insistência dela, e a deixava utilizar de forma indiscriminada a rede social. “É preciso que os pais tenham um diálogo aberto, fiscalizem o que seus filhos estão fazendo na internet”, alerta Giovanni Santoro.

De acordo com o Giovanni, a criança começa a dar sinais quando está sofrendo assédio, seja por utilizar linguagem incompatível com sua idade, com termos de cunho sexual, seja por começar a se isolar, ficar agressiva e arredia. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL