° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Abençoado por Zico, Gabigol incorpora a camisa 10 do Flamengo

'Pode usar a 10 à vontade. Que continue ganhando títulos, porque o que a gente quer ver é a alegria da torcida', diz Zico

Por

3801603
Imortalizada por Zico, a camisa 10 do Flamengo tem um novo dono. No último domingo, Gabriel Barbosa herdou o manto de Diego Ribas após quatro anos de sucesso com o 9 nas costas. No primeiro jogo da temporada e com a nova responsabilidade, Gabigol não abandonou o velho hábito artilheiro e renovou as esperanças por mais uma temporada goleadora, recheada com possibilidades de títulos. A missão dada ao atacante é nobre, mas ele reforçou dar conta do recado.

[SAIBAMAIS]Dois meses e 15 dias antes do debute oficial de Gabigol com a camisa 10 do Flamengo, o Galinho de Quintino abençoou o sucessor. Assim como nos tempos áureos nos gramados, o maior ídolo rubro-negro anteviu o lance ou, mais precisamente, as alegrias que viriam dos pés de Gabi. "Pode usar a 10 à vontade, sem problema. Que continue fazendo os gols dele, decidindo os campeonatos, ganhando títulos porque o que a gente quer ver é a alegria da torcida do Flamengo", disse à TNT Sports.

Embora esteja nas graças da nação, com as conquistas de duas Libertadores (2019 e 2022), três Campeonatos Brasileiros (2019, 2020 e 2022) e uma Copa do Brasil (2022), Gabigol ousa ir além com um feito inédito em 42 anos. O ex-camisa 9 planeja dar uma de Zico com a chance de conquistar do Mundial de Clubes da Fifa, em fevereiro, no Marrocos. A tarefa não é fácil. Os cariocas terão pela frente, em 7 de fevereiro, os anfitriões do Wydad Casablanca ou o Al Hilal, da Arábia Saudita.

Colocar o Flamengo no topo do mundo não é para qualquer um. Zico sabe bem disso. Afinal, honrou o manto rubro-negro por 18 temporadas. Foram 732 exibições, com 508 gols — 388 deles com a camisa 10 — e 13 títulos. Números esses perseguidos pelo novo dono da lendária numeração. Com a participação direta na goleada por 4 x 1 sobre a Portuguesa-RJ, Gabigol ostenta 134 bolas na rede em 211 partidas. A camisa da última delas, inclusive, foi prometida ao antecessor. "Dia especial, com a camisa especial, do nosso rei. Prometi a ele a camisa e o gol, espero encontrá-lo logo", compartilhou.

O casamento entre Gabi e Flamengo é um mar de rosas. Além das taças empilhadas e medalhas colecionadas, ele se orgulha de marcas individuais de causar inveja em adversário e, talvez, até em alguns companheiros e ex-flamenguistas. O xodó da torcida é o maior artilheiro do clube da Gávea na Libertadores, com 27 gols. Superou Zico (16) e igualou-se a Luisão (29) como o principal artilheiro brasileiro na competição continental.

Após brindar o Flamengo com o tri da Liberta em 2022, o novo dono da camisa 10 tem uma nova chance de colocar o vermelho e o preto como principais cores do planeta novamente. O Flamengo irá enfrentar o vencedor do duelo entre Wydad Casablanca e Al Hilal em 7 de fevereiro.