° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Festa na casa rival? Mineiros comemoram vitória do Brasil em bar mexicano de BH

Jogo das oitavas da Copa foi acompanhado de comidas e músicas típicas do México

Por

3551307
[GALERIA1]

Nas paredes, referências políticas e culturais ao México. Entre tradicionais caveiras - símbolos do Dia de Los Muertos -, sombreros e quadros de Chaves e Frida Kahlo, a festa foi estritamente verde e amarela. Tudo graças aos gols de Neymar e Roberto Firmino, que garantiram o triunfo brasileiro por 2 a 0 sobre os mexicanos nesta segunda-feira.

“A gente foi para a Savassi na última vez. Aqui é muito mais confortável para assistir, a comida chamou atenção também. A gente achou legal essa história de vir a um restaurante mexicano, de o jogo ser justamente contra o México”, diz Camila Christina Vieira Alves, que foi com três amigos ao Los Mariachis Mexican Pub, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.


[SAIBAMAIS]O ambiente tranquilo alternou entre canções cantadas em espanhol e a transmissão da partida em telão e TV. Durante o jogo, a apreensão do primeiro tempo deu lugar à euforia por conta dos gols da etapa final.

As mesas do restaurante foram tomadas por brasileiros. Na cozinha, um mexicano dava o toque especial ao cardápio tradicional da casa. Trata-se do cozinheiro Marco Antonio Meléndez Cornejo, que vive em Belo Horizonte desde 2012 com a esposa Luciana de Oliveira e as filhas Mariana, Ana Cristina e Maria Teresa.

“O que apresentamos hoje foi a comida de rua do México. Estou apresentando do mesmo jeito que se come no México, só que com algumas pequenas variantes, principalmente nos molhos. Nossa ideia é trazer a memória gastronômica de quem já foi ao México ou já morou lá. E mostrar que é possível fazer comida mexicana no Brasil com ingredientes brasileiros”, disse.


O cozinheiro apresentou tacos de língua e suadero nesta segunda. A ideia de Marco é fazer com que aromas e sabores mexicanos sejam relembrados - ou sentidos pela primeira vez - por brasileiros. “Nosso público é de brasileiros que são apaixonados pelo México, mas não tem possibilidade de visitar o México, e brasileiros que já visitaram o México e guardam uma ‘memória gastronômica’. Eu me atrevo a chamar isso de gastronomia da saudade”, completou.

Seja qual for o público, foram os brasileiros que deixaram o bar mais felizes. A vitória por 2 a 0 em Samara coloca a Seleção nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. O duelo será nesta sexta-feira, a partir das 15h, na Arena Kazan.