Viver

'O Avesso da Pele': editora tenta impedir o recolhimento da obra no Paraná

Após a secretaria de Educação do Paraná determinar o recolhimento de "O Avesso da Pele", a Companhia das Letras entrou na Justiça

"O Avesso da Pele" é de autoria de Jeferson Tenório

Após a secretaria de Educação do Paraná anunciar, na quarta-feira (06), o recolhimento de 2.000 exemplares do livro “O Avesso da Pele” de Jeferson Tenório, para analisar se a história era adequada para a faixa etária dos alunos de 14 a 16 anos, a editora Companhia das Letras, responsável pela publicação da obra, entrou com um mandado de segurança para tentar impedir que o livro seja retirado das escolas.

 

A decisão do Paraná ocorreu após a diretora de uma escola do Rio Grande do sul alegar que descrições das cenas de sexo presentes no livro seriam impróprias para os adolescentes. Na sequência, os governos de Mato Grosso do Sul e do Goiás seguiram o mesmo caminho.

 

Em resposta à Companhia das Letras, o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda Vieira, afirmou que “O Avesso da Pele” fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que “os livros serão avaliados pela equipe pedagógica, que vai dizer se e como podemos discutir essa história com os alunos”.

 

[SAIBAMAIS] 

 

Confira as informações completas no Metrópoles.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco