A cantora Raphaela Santos teve um cover da música "Meio Termo", de Luan Santana, removido do YouTube nesta terça-feira (2). A versão da artista estava ganhando grande repercussão na plataforma e era sucesso entre os ouvintes de brega da Região Metropolitana do Recife.
Raphaela ficou surpresa com a remoção do vídeo e decidiu se pronunciar nas redes sociais para falar sobre o tema. De acordo com a artista, o YouTube reconhece que a música é um cover de uma canção já publicada na plataforma. Por isso, a monetização é revertida para o vídeo original, que neste caso é de Luan Santana.
A cantora ainda destacou que não publica covers em plataformas que rendam dinheiro para o artista que fez uma nova versão da música, como Spotify e Deezer. “Acho antiético. Só faria isso se tivesse autorização", afirmou a artista.
Raphaela ressaltou através dos Stories do Instagram que a equipe dela tentou falar com os responsáveis pelo lançamento da música de Luan Santana. "Eles falaram que estavam com exclusividade. Assim, nenhum outro artista pode subir a música nas plataformas digitais", explicou.
A artistas também explicou que utiliza a regravação no repertório dos próprios shows. Raphaela ainda disse que apenas a versão dela foi removida do YouTube. "Eu não sei qual o problema comigo. Só derrubaram as músicas apenas na minha voz". Covers de artistas como Heitor Costa, Marília Tavares e Nadson O Ferinha continuam disponíveis.
Apesar do ocorrido, a cantora destacou que não tem rivalidade com Luan Santana e que não ficou chateada com ele por conta do ocorrido. "Luan, continuo amando você e adorando o seu trabalho. Sei que você não tem nada a ver com isso”.
A cantora foi alvo de “piadas” pejorativas por ter feito o cover da canção. "Vi gente dizendo que a gente do Nordeste precisa saber trabalhar. A gente sabe trabalhar, tanto que fomos atrás de vocês", afirmou.
Raphaela ainda rebateu as críticas e disse que não está lucrando com os covers. “Tenho uma história de mais de 10 anos. Se você não conhece o meu trabalho, pesquise meu nome no YouTube e veja os outros milhões que temos em várias outras músicas. Respeita o meu Nordeste", completou.