Uma Assembleia Geral ocorrida na tarde desta segunda-feira (27), na sede da Academia Pernambucana de Letras (APL), elegeu a nova diretoria da instituição para o próximo biênio (2024/2026). A reunião reelegeu o atual presidente, Lourival Holanda; a 1ª vice-presidente, Luzilá Gonçalves; o 2ª vice-presidente, José Mário Rodrigues; a tesoureira Ana Maria César e o secretário-geral, Cícero Belmar. A cada dois anos, a eleição ocorre para definir os integrantes que formarão a diretoria responsável pela gestão para o biênio seguinte.
A diretoria é composta ainda pelos cargos de 1º e 2º secretários, para os quais foram eleitos os acadêmicos George Cabral e Ângelo Castelo Branco. Para a comissão de contas, foram eleitos os acadêmicos Alvacir Raposo, Lourdes Sarmento, José Nivaldo e Margarida Cantarelli, eleita como suplente.
O grupo eleito será responsável por administrar a instituição e estabelecer as diretrizes para os próximos dois anos, além de dialogar com os acadêmicos e as entidades, mantendo a programação cultural regular da APL. A posse da diretoria eleita ocorrerá em janeiro, juntamente com a celebração dos 123 anos de fundação da APL, durante solenidade na sede da instituição.
“O grupo permanece, mas será uma outra gestão. Estamos esperançosos e pretendemos continuar a transformar a Academia na casa do escritor pernambucano, preservar o nosso legado e incentivar a produção literária que é a nossa função social”, explica o presidente reeleito da APL, Lourival Holanda. Para o biênio seguinte, Holanda já antecipa a realização de cursos de cultura literária abertos ao público.
Último biênio – A Academia Pernambucana de Letras desenvolveu no último biênio uma série de atividades visando a valorização da cultura e da literatura pernambucanas.
A Casa abrigou debates em torno de novas obras literárias e do mercado editorial, recebeu pesquisadores, apresentou recitais de música, lançou nova edição da Revista da APL, desenvolveu diversos trabalhos técnicos de gestão e conservação dos acervos do museu, biblioteca e arquivo, reuniu diversos lançamentos de livros de escritores iniciantes e veteranos, além de abrir as portas para a visitação pública, especialmente para estudantes de escolas e universidades da região. Houve ainda o retorno do concurso literário da instituição e parcerias com universidades para a realização de seminários e colóquios sobre linguagem e literatura.
CONHEÇA A NOVA DIRETORIA:
Presidente: Lourival Holanda
1º Vice- Presidente: Luzilá Gonçalves Ferreira
2º Vice- Presidente: José Mário Rodrigues
Secretário Geral: Cícero Belmar
1º Secretário: George Cabral
2º Secretário: Ângelo Castelo Branco
Tesoureira: Ana Maria de Lyra César
COMISSÃO DE CONTAS:
Alvacir Raposo
Lourdes Sarmento
José Nivaldo Júnior
Suplente: Margarida Cantarelli
Acadêmico responsável pelos serviços da Biblioteca: Flávia Suassuna
Acadêmico responsável pelos serviços do Arquivo: Silvio Neves Baptista
Acadêmico responsável pelos serviços de Publicação: Fábio Lucas de Barros e Silva
Mini-currículo do presidente da APL, Lourival Holanda:
Lourival Holanda é natural de Bodocó, no sertão do Araripe. Cursou filosofia em Paris, na Universidade de Paris VIII, é Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, professor titular de Literatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro da APL, ocupante da cadeira de número 04 desde 2016, e do Instituto Arqueológico, Geográfico e Histórico de Pernambuco. É autor de vários estudos sobre cultura e literatura no Brasil e na França. Publicou Fato e fábula (1999) e Sob o signo do silêncio (1992), estudo comparativo sobre Vidas secas, de Graciliano Ramos, e O estrangeiro, de Albert Camus, e Realidade inominada (2019). Ele foi empossado como presidente da APL em 2022, quando a nova diretoria da Casa tomou posse para o biênio 2022-2024.
Sobre a Academia Pernambucana de Letras (APL)
A Academia Pernambucana de Letras é a terceira casa literária do Brasil, fundada depois da cearense e da brasileira, no dia 26 de janeiro de 1901. O objetivo do grupo fundador, encabeçado pelo escritor Carneiro Vilela, era discutir e cultivar a língua portuguesa e a literatura produzida em Pernambuco. Hoje, 122 anos depois, a instituição é uma das mais importantes do país e conta com programação cultural gratuita e aberta ao público, com exposições, palestras de escritores, poetas, artistas e músicos, além de lançamentos de livros e concursos literários.
A organização pernambucana reúne entre os imortais nomes como Joaquim Nabuco, Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, Barbosa Lima Sobrinho, Manuel Bandeira, Dantas Barreto e Marco Maciel, por exemplo. Atualmente, cinco integrantes ocupam cadeiras nas academias pernambucana e brasileira simultaneamente. São eles: Marcos Vilaça, Geraldo Holanda Cavalcanti, Evanildo Bechara, Evaldo Cabral da Costa e José Paulo Cavalcanti Filho.