Viver

Dia de Los Muertos: saiba origem da festa que o México faz no Dia de Finados

Misturando raízes indígenas com tradições cristãs da era colonial espanhola, o feriado é considerado o mais importante e amado pelos mexicanos

No Brasil, em 2 de novembro, é comemorado o Dia de Finados, data criada para que as pessoas homenageiem seus entes queridos que já faleceram. Enquanto isso, no México, celebra-se o Dia de Los Muertos, de uma forma bem diferente.

Misturando raízes indígenas com tradições cristãs da era colonial espanhola, o feriado é considerado o mais importante e amado pelos mexicanos. 

Durante a festa, as casas e ruas do país se enchem de flores, velas, caveiras coloridas e muitos doces para homenagear aqueles que já não estão mais entre nós. A tradição diz que, no Dia de Los Muertos, os mortos visitam os vivos.

Qual é a origem do Dia de Los Muertos?

O Dia de Los Muertos se baseia na lenda de que os Mexica, o povo indígena dominante da era pré-hispânica, viajavam depois de morrer pelas nove regiões do submundo, conhecidas como Mitclan.

Neste dia, milhões de famílias constroem altares em suas casas como forma de homenagear seus entes queridos. Neles, são colocados objetos pessoais dos mortos ou suas comidas favoritas, acompanhadas de flores de cores intensas ou ‘confetes’, como são chamadas as folhas de papel de seda expostas a céu aberto com figuras de caveira enfeitadas.

Desde 2003, o Dia de Los Muertos é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.

* Com informações da AFP

Leia a notícia no Diario de Pernambuco