Viver

Mostra homenageia artesãs de Caruaru

A exposição 'O Alto das Mestras do Barro' segue até o dia 31 de julho no Museu Memorial de Caruaru, homenageando treze talentosas artesãs, incluindo a renomada Maria Ernestina, reconhecida como a primeira mulher a trabalhar com o barro no Alto do Moura. Em exibição no mezanino do museu, um acervo diversificado com mais de 30 peças, cada uma delas carregando uma identidade e poética únicas.

De acordo com a curadora Íris Marcolino, o projeto destaca o papel essencial das mulheres no desenvolvimento e preservação da cultura local, ressaltando a força e criatividade das mestras do barro de Caruaru. Essas habilidosas artesãs, ao longo dos anos, têm contribuído significativamente para a valorização do patrimônio cultural da região.

Maria Ernestina, homenageada principal, tem uma história que se entrelaça à essência do Alto do Moura, bairro reconhecido nacionalmente como um dos principais centros de produção de arte figurativa em barro, ajudando a impulsionar a tradição artesanal da região e abrindo portas para outras mulheres que vieram a se tornar mestras em sua arte.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...