Diario de Pernambuco
Busca

RECONHECIMENTO

Lei concede título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife ao Trem do Forró

Publicado em: 31/05/2023 13:11

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
O Trem do Forró já era considerado uma das mais tradicionais festas juninas de Pernambuco e, na última terça-feira (30), foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, através de lei aprovada com votação unânime na Câmara dos Vereadores. O PL nº 79/2023, que concede o título, de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PSB), segue para sanção do Prefeito João Campos (PSB), o que deve ocorrer nos próximos dias.

“Nosso Projeto de Lei, agora aprovado por essa Casa, tem por objetivo promover o reconhecimento do Trem do Forró como um dos nossos símbolos do São João. E é o Recife que tem o único Trem do Forró, muito tradicional em Pernambuco. São 33 anos promovendo uma festa sob trilhos. E esse arraial sob trilhos faz o percurso de ida e volta entre Recife e o Cabo de Santo Agostinho, transportando, em média, 8 mil pessoas todos os anos, onde em cada vagão há um trio de forró e muita animação, apresentando e promovendo nossas tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes”, destacou o autor do PL, Rinaldo Júnior.

O empresário Anderson Pacheco, idealizador do Trem do Forró, comemorou o reconhecimento, afirmando que o título mostra a importância cultural do equipamento para o São João do Recife. "Fico extremamente feliz com este reconhecimento do nosso projeto. São 33 anos. Isso é uma data. Eu sempre disse que é um produto do São João da capital pernambucana. O que o Recife tem a oferecer no São João? Uma das atrações é o Trem do Forró. Independentemente se ele vai pra Caruaru, para o Cabo ou Gravatá, o turista tem que vir à capital pernambucana. E o Recife oferece essa grande opção, que é o Trem. Felizmente, esse ano tivemos o reconhecimento da Câmara do Recife. É algo muito gratificante", ressaltou.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL