O 9º Festival RioMar de Literatura traz ao Recife, na próxima quinta-feira (25), nomes como o poeta e cordelista Braulio Bessa, a premiada escritora Socorro Acioli e o escritor, humorista, poeta e declamador Jessier Quirino. A curadoria é da jornalista Carmen Peixoto. O acesso ao Teatro RioMar será gratuito, mediante inscrição pelo RioMar Super App e obedecendo a lotação do auditório.
Segundo Denielly Halinski, gerente de Marketing: “O RioMar Recife promove há nove anos este Festival Literário com o propósito de preservar o desenvolvimento da arte e da cultura brasileiras, levando em conta a diversidade de escritores, compositores e roteiristas que temos no país e a possibilidade de abrir oportunidades para novos talentos”.
O Festival abrange três públicos
O Festival não ficará restrito a um só local e acontece pela manhã, tarde e noite. Pela manhã, no iJCPM, terá workshops de isoporgravura e oficina de cordel para os jovens. No teatro do mall haverá contação de histórias para o público infantil, aprendendo a arte de se comunicar, com o Grupo do Tapete Voador que apresenta o espetáculo Reza a Lenda.
Perfis dos convidados:
Bráulio Bessa
O poeta, cordelista, declamador e palestrante Bráulio Bessa nasceu em 1985, no município de Alto Santo, no interior do Ceará. Desde criança, admirava e consumia poesia nordestina, além de frequentar cantorias de viola na cidade e de participar de grupos de teatro de rua. Aos 14 anos, começou a rabiscar seus primeiros versos nos cadernos escolares. Tendo como principal fonte de inspiração a poesia de Patativa do Assaré, Bráulio Bessa versava à sua maneira dos afetos e da vida no sertão. Em 2012, criou uma página na internet, quando sua poesia alcançou o Brasil. Ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, o poeta também participa semanalmente do programa de TV Encontro com Fátima Bernardes, do qual é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos.
Socorro Acioli
Nasceu em Fortaleza, no Ceará. É professora, com Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Estudos de Literatura. Já escreveu mais de 20 livros para crianças, jovens e adultos, em diferentes gêneros literários, como romance, poesia e crônica. Foi a única brasileira aluna de Gabriel García Márquez na oficina “Como contar um conto” em 2006. O livro iniciado nesse curso, A cabeça do santo, foi publicado no Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na França e em 2023, no México e na Itália.
Jessier Quirino
Jessier Quirino se define como arquiteto por profissão, poeta por vocação e matuto por convicção. Paraibano de Campina Grande e filho adotivo de Itabaiana, onde reside desde 1983, Jessier Quirino é um dos nomes reconhecidos no meio artístico nacional e um representante da cultura popular nordestina. Em sua incursão editorial, publicou diversos livros, além de ter gravado CDs e DVDs. Atuou na minissérie A Pedra do Reino, do dramaturgo Ariano Suassuna, produzida pela Rede Globo. Atualmente, é colunista da rádio CBN - PB com o programa Enxerida no Contexto e mantém o seu Canal YouTube - Papel de Bodega, como entrevistador, artista e poeta.
Jacques Ribemboim – homenageado
O recifense é engenheiro mecânico, engenheiro de petróleo e economista ambiental, com mestrado e doutorado em economia e pós-doutorado na Universidade dos Alpes, na França. Foi professor visitante do Brooklyn College, em Nova York, e do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Grenoble. Publicou 21 livros, além de artigos. Integrou a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento da Presidência da República. Foi o relator oficial das Nações Unidas, na Comissão de Desenvolvimento Sustentável, na Coreia do Sul, e o representante brasileiro na OCDE - Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, no diálogo sobre desenvolvimento sustentável, em Paris, em 1997. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Superintendente Estadual do IPHAN e membro da Academia Pernambucana de Letras e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...