Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Festival de Verão de Salvador inicia venda de ingressos para edição de grandes encontros
por Rodolfo Bourbon
Salvador - Dos mais inusitados, como Luísa Sonza com Alcione, aos mais impactantes, como Gilberto Gil com Caetano Veloso, passando ainda pela fusão de ritmos, a exemplo de Carlinhos Brown com Duda Beat, os duetos compõem a grade do Festival de Verão de Salvador, nos dias 28 e 29 de janeiro.
O evento volta após dois anos silenciado pela pandemia e, desta vez, ao Parque de Exposições, no bairro de Itapuã, local onde tudo nasceu e seguiu por 17 edições, até 2016, quando migrou para a Arena Fonte Nova. Os ingressos começam a ser vendidos nesta quarta-feira, no Sympla, com lote promocional até sexta-feira e valores a partir de R$ 80.
“O line up é uma proposta, uma provocação. É sempre um risco, mas isso é bom”, afirma o diretor artístico Zé Ricardo, sobre a escolha dos artistas para o festival. “O primeiro passo foi criar uma narrativa e desenvolver um mote com propósito social para retomar a memória afetiva do evento e reposicioná-lo como um objeto de desejo não apenas regional, mas com dimensão global”, completa Zé, responsável também pela curadoria do Palco Sunset e do Espaço Favela no último Rock in Rio.
DUETOS
A programação foi apresentada na última semana, em evento com a presença do Diario, numa chácara no charmoso bairro de Santo Antônio Além do Carmo, centro histórico de Salvador. Com apresentação do ator Lúcio Mauro Filho, o mestre de cerimônia também do festival, uma a uma (aliás, duas a duas) as atrações foram anunciadas com status de surpresa aos convidados e com direito a alguns pocket shows.
O primeiro foi Criolo, sem esconder a emoção de ouvir, do telão, as palavras do gigante com quem vai dividir o palco: Ney Matogrosso. Depois, Duda Beat foi convocada. A pernambucana vai se apresentar com Carlinhos Brown e o grupo Àttooxxá.
Fenômeno do pop nacional, com a carreira deslanchada especialmente pelo público do TikTok com a viral Idiota e outras canções, Jão também marcou presença. Ele fará show com uma ícone do rock nacional, a baiana Pitty. Falando em conterrânea, Margareth Menezes também abrilhantou o encontro e deu uma amostra do que veremos, quando subir ao palco com Majur e Larissa Luz.
“Tive o cuidado de escolher as atrações e costurar os encontros com o intuito de entregar um festival plural, multigeracional e acessível para pessoas de todas as idades”, explica Zé Ricardo. Prova disso é ter, num mesmo dia de evento, Gil com Caetano e Felipe Ret com Caio Lucas. Ou ainda Ivete Sangalo com Luedji Luna e Orochi com Djonga. Tem MPB, pop, rock, trap, rap e axé. Tem pagode e samba também, com Ferrugem e Xande de Pilares. Outros dois shows incendiários certamente serão Ludmilla com Gloria Groove e Baiana System com Olodum.
Além dos já citados, vão rolar Xamã com Gilsons e Saulo com Marina Sena. Léo Santana e Bell Marques também estão escalados, faltam só definir os respectivos convidados. Serão 16 shows, divididos em dois palcos principais não simultâneos.
SOMOS MUNDO
O evento traz como mote o slogan Somos Mundo. “Teremos um Festival de Verão completamente repaginado, pensado a partir do que ouvimos do público em muitas pesquisas ao longo de todo o planejamento”, diz Gabriela Gaspari, diretora da Bahia Eventos, responsável pela organização, destacando o investimento em dois selos de sustentabilidade e em um projeto social, o Quabales, com formação educacional e cultural de crianças, jovens e adultos.
SERVIÇO
Festival de Verão Salvador 2023
Quando: 28 e 29 de janeiro
Onde: Parque de Exposições (Av. Luís Viana Filho, 1590, Itapuã)