Diario de Pernambuco
Busca

LINFOMA NÃO HODGIN

Jane Fonda compartilha diagnóstico de câncer: 'Quimioterapia há 6 meses'

Publicado em: 03/09/2022 12:20

 (Foto: Chris DELMAS / AFP)
Foto: Chris DELMAS / AFP
A atriz e ativista norte-americana Jane Fonda compartilhou no Instagram, nesta sexta-feira (2), que sofre com o linfoma não Hodgkin. O câncer afeta as células do sistema linfático.

Jane explicou que já passou por uma quimioterapia que durou seis meses e está respondendo bem ao tratamento. Ao longo do texto acompanhado do post, a atriz fez um forte posicionamento sobre o acesso à saúde pública de qualidade nos Estados Unidos.

"Sou sortuda porque tenho seguro de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos. Percebo, e é doloroso, que sou privilegiada. Quase todas as famílias nos Estados Unidos tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra. Muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo e isso não está certo”, escreveu.

"O câncer é um professor e estou prestando atenção nas lições que ele ensina. Uma coisa que me mostrou é a importância da comunidade. De crescer e aprofundar a comunidade para que não estejamos só. E o câncer, junto com minha idade (quase 85) definitivamente ensina a importância de se adaptar a novas realidades”, pontuou a atriz.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), existem mais de 20 tipos de linfomas não Hodgkin. O câncer se espalha pelo sistema linfático — que faz parte do sistema imunológico — e é mais comum em pessoas mais velhas, apesar de também poder atingir crianças, adolescentes e adultos.
Tags: Jane Fonda | saúde | câncer |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL