Diario de Pernambuco
Busca

LONGA

Filme pernambucano Ônix tem estreia nacional no Festival Guarnicê, em São Luís

Publicado em: 18/08/2022 10:22

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Após uma jornada internacional de sucesso, o filme Ônix, do cineasta pernambucano Aguinaldo Flor, terá estreia nacional no 45º Festival de Cinema Guarnicê, em São Luís (MA). A mostra, que acontece em setembro, é considerada uma das mais importantes do Brasil. O curta-metragem foi um dos selecionados entre 1.094 obras inscritas para a edição de 2022, passando pelo olhar atento da equipe de Curadoria ao longo de dois meses. 

A Carta da Comissão de Pré-Seleção do Festival de Cinema Guarnicê ressalta a relevância das películas escolhidas: “Obras de grande potência narrativa e artística com filmes que promovem o diálogo acerca dos marcadores de gênero, raça e sexualidade. Foram contemplados filmes que trazem em cena corpos não hegemônicos e linguagens marginalizadas.”

Ônix estreou internacionalmente em maio deste ano, no The Paus Premieres Festival, em Londres. O filme foi selecionado para 44 festivais internacionais, distribuídos entre 23 países, conquistando até agora 30 prêmios e 3 menções honrosas.
 
A película tem no elenco dois atores de Pernambuco, Guilherme Griz e Gustavo Falcão, além do carioca Carlos Bruno e do cearense Daniel Dias da Silva. Também traz no cenário obras dos artistas plásticos Ana Santiago e Vicente Silva, valorizando a arte pernambucana.

O festival maranhense, com 45 anos de existência, terá uma edição híbrida, contando com exibições virtuais e físicas na cidade de São Luís, entre os próximos dias 23 e 30 de setembro. 

Sinopse
Bruno vive um drama psicológico oriundo de uma estranha ligação afetiva com seu avô, um ex-preso político na década de 70. Próximo da sua casa, ele esbarra em Caio, um homem problemático que não aceita sua própria essência. O encontro casual torna-se intenso e sensível à medida que ambos expõem suas fraquezas, memórias e melancolias.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL