Diario de Pernambuco
Busca

CULTURA

Paço do Frevo sedia projeto piloto de formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade

Publicado em: 28/06/2022 20:04

 (Foto: Clelio Tomaz. )
Foto: Clelio Tomaz.
O Paço do Frevo irá receber nesta quarta-feira (29), às 15h, o projeto piloto Aprendiz Com.Direitos - Cultura, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social, com a presença de 31 participantes. Junto à Fundação de Cultura Cidade do Recife e à Secretaria de Cultura do Recife, em parceria com o Instituto Aliança, idealizador da iniciativa, e com a Escola Dom Bosco, o museu realiza uma iniciativa que, ao longo de 22 meses, irá capacitar jovens entre 16  e 19 anos em vários setores do campo da cultura, com passagens por áreas como educação, administrativo, comunicação, produção cultural, radiotécnica, pesquisa, documentação.

“Estamos muito felizes em participar de forma estratégica do projeto. O Paço vem investindo fortemente na relação da juventude e sua profissionalização para a cadeia produtiva do Frevo. Foi assim quando formamos mais de 2 mil jovens do Grande Recife em ações voltadas para a Economia Criativa através do projeto Paço Criativo, em parceria com a OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura). A economia da cultura do Frevo é um dos eixos de atuação do Plano de Salvaguarda e, neste ano em que o Frevo comemora 10 anos do título de patrimônio da humanidade, é mais que oportuno que revisitemos e ampliemos a função social do Centro de Salvaguarda do Frevo - o Paço”, enfatiza a diretora do Paço do Frevo, Luciana Félix.

Com base na Lei do Aprendiz Legal (Nº 10.097/2000), que implementa a presença de jovens entre 14 e 24 anos em empresas de médio e grande porte para garantir os primeiros passos dentro do mercado de trabalho, o Aprendiz Com.Direitos - Cultura vai oportunizar a formação profissional e a inclusão socioeconômica a 31 adolescentes vulneráveis e risco de trabalho infantil. Eles poderão ter uma vivência aprofundada em instituições de promoção de cultura, entre elas o Paço do Frevo, museu que acolherá 12 jovens mulheres desse total.

Para elaborar a iniciativa, a Escola Dom Bosco, referência na oferta de aprendizagem profissional e entidade formadora parceira do projeto, e o Instituto Aliança, parceiro implementador da Freedom Fund para a inserção laboral de adolescentes, contaram com a aprovação da Secretaria de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego (SPPE), órgão regulador de aprendizagem profissional no Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), e da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb-PE).

“É um projeto inédito em Pernambuco. Estamos trabalhando com público de alta vulnerabilidade social e a expectativa é que esses jovens possam se encontrar nesse espaço. Estamos buscando desenvolver as habilidades dos jovens na área da cultura, para que atuem não só no espaço do Paço do Frevo, mas que possam crescer na área de cultura em geral. A cultura está no sangue do recifense e queremos estimular que esses jovens transformem suas realidades, assim como as de suas famílias e vizinhos. É um efeito de rede, pois eles passam a ser influenciadores”, aponta Simone Brasil, auditora-fiscal do Trabalho, responsável pelo Termo de Compromisso para a contratação dos jovens.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL