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Comercialização de artesanato na web é tema de live realizada pela Secult-PE

Publicado em: 02/08/2021 17:59

Márcia Souto e Ana Andrade (Foto: Diulgação)
Márcia Souto e Ana Andrade (Foto: Diulgação)

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) realiza nesta terça (3), às 19h, live Arte no digital: A comercialização do artesanato na web no canal que mantém no Youtube. Os convidados para esta conversa são Márcia Souto, diretora de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), e Ana Andrade, coordenadora do Laboratório O Imaginário, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A mediação é de Breno Andrade, assessor de Artesanato da Secult.

A pandemia trouxe mudanças no consumo e os artesãos também encontraram na internet uma possibilidade de lidar com as dificuldades inerentes a este período. O Governo do Estado, através da Ad Diper, criou, logo no início da pandemia, a ação Abrace o Artesão, uma forma de dar visibilidade ao artista num momento tão delicado, em que tudo precisou ser fechado. O Abrace o Artesão funciona como uma grande vitrine virtual no Instagram, um espaço onde o artesão pode mostrar seu trabalho por meio do canal @centrodeartesanatodepe. 

Lá, os artesãos pernambucanos têm seus trabalhos divulgados às segundas-feiras  junto com informações sobre sua história e obra, além do contato para que o cliente faça a compra diretamente com quem produz. Mais de 400 artesãos já foram beneficiados com a ação on-line.

"O Abrace possibilita que o artesão amplie a sua clientela e que o cliente interessado não só compre das lojas, como também diretamente com o artista", explica Márcia Souto. "Estamos já em processo de produção do nosso e-commerce. Vamos entrar no figital", anuncia.  Além desse projeto, o espaço físico do Centro de Artesanato de Pernambuco também já retornou às suas atividades. Hoje, existem quatro lojas (no Marco Zero do Recife, no Shopping Plaza, em Olinda e em Bezerros, no Agreste de Pernambuco). São mais de 1.800 artesãos e mais de 25 mil peças à venda. 

Para Breno Nascimento, que media a conversa, “o programa ‘Abrace um Artesão’ foi fundamental para manter as vendas dos produtos dos artesãos e artesãs durante o isolamento social e na vigência das restrições obrigatórias para atividades presenciais no plano de enfrentamento da pandemia”. 

Além de Márcia e Breno, também participa do bate-papo Ana Andrade, coordenadora do “Laboratório O Imaginário”, que existe desde o ano 2000.  “O nosso foco é o design a serviço da sustentabilidade. A ideia é fazer com que o artesanato seja, de fato, uma atividade sustentável para as comunidades artesãs. A gente trabalha por meio de atividades de extensão e de pesquisa, cujo enfoque é o artesanato em suas diferentes abordagens: produção, mercado, design, comunicação.” Na pandemia, as atividades presenciais foram suspensas.

"A venda faz parte de um contexto que começa da concepção até a produção, a comunicação, a venda e, inclusive, o pós-venda”, fala Ana. O laboratório não comercializa produtos, mas tem a preocupação de facilitar, para o artesão, o uso da internet e das mídias digitais para aproximá-lo do comprador. Ela destaca ainda o valor simbólico do artesanato, com todas as suas particularidades. “O produto artesanal tem questões muito particulares: é feito à mão, não há uma peça exatamente igual a outra”. Na venda on-line, o artesão ainda tem que se preocupar com a entrega correta do produto, se o cliente ficou satisfeito, se a peça chegou inteira.

O webprograma “Cultura em Rede” é realizado pelo núcleo de conteúdo digital da Secretaria de Cultura de Pernambuco, trazendo, sempre às terças-feiras, debates sobre temas relevantes da cultura pernambucana e nacional. A live vai ao ar tanto no canal da Secult-PE no Youtube, quanto no Facebook, onde fica gravada.

SERVIÇO
Live "Arte no digital: A comercialização do artesanato na web'
Onde: https://www.youtube.com/user/SecultPE
Quando: terça, 03/08/21, às 19h

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