Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

CRÍTICA

Spike Lee chama Bolsonaro de 'gângster' na abertura do Festival de Cannes

Publicado em: 06/07/2021 15:45 | Atualizado em: 06/07/2021 16:12

 (Foto: ROBYN BECK/AFP)
Foto: ROBYN BECK/AFP
O cineasta Spike Lee chamou Jair Bolsonaro de “gângster” nesta terça-feira (6), durante a tradicional coletiva de imprensa que antecede a abertura do Festival de Cannes. “Este mundo é governado por gângsters. O Agente Laranja [Donald Trump], o Cara do Brasil [Jair Bolsonaro] e o [Vladimir] Putin”, disse o diretor.

“Eles são gângsters e farão o que quiserem. Eles não têm moral nem escrúpulos. E temos que falar abertamente contra gângsteres como esse”, declarou. Nesta edição, Lee preside o júri do festival, entrando para a história como primeiro afro-americano a ocupar o posto.

Outros membros do júri também fizeram críticas políticas durante a coletiva de imprensa. O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho aproveitou a abertura do festival para falar sobre a crise sanitária que o Brasil enfrenta devido à covid-19. “Segundo dados técnicos, se o governo tivesse feito o que deveria ter feito, 350 mil vidas teriam sido salvas”, afirmou.

Além disso, o cineasta relembrou o fechamento há mais de um ano da Cinemateca Brasileira, que teve todos os técnicos e especialistas demitidos. “Esta é uma forma muito clara de reprimir a cultura e o cinema”, lamentou Kleber Mendonça Filho.

A 74ª edição do Festival de Cannes, que foi cancelada em 2020 devido à pandemia da covid-19, começa nesta terça com o musical Annette, protagonizado por Adam Driver e Marion Cotillard. A produção disputa o prêmio de Palma de Ouro ao lado de 23 outros filmes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
EUA planejam abrir fronteiras para vacinados
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Doriel Barros (PT), Fernando Murta e Elmo Santos
Homem com granada mobiliza polícia de Kiev
Manhã na Clube: entrevistas com Eduardo Leite (PSDB),  Sérgio Montenegro e Joaquim Francisco
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco