Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

CINEMA

Núcleo Audiovisual do Nordeste inicia novos cursos de formação

Publicado em: 26/05/2021 15:16

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução
 
O Núcleo de Qualificação de Audiovisual do Nordeste (NQA), que há mais de 20 anos atua na formação de profissionais da área, está lançando vários cursos online para quem deseja trabalhar com cinema e televisão. O projeto inclui aulas sobre Direção Criativa, Narrativa de Séries, Produção e Mercado Internacional, Des-documentário, Indicadores de Qualidade e Captação Digital e Roteiro Infanto-juvenil. As inscrições, com investimento, podem ser consultadas no site curso.nqa-ne.com. O primeiro curso, de Direção Criativa com o diretor e roteirista Henrique Goldman, começa em junho. Os demais módulos serão realizados até o final de 2021.

Além de Henrique Goldman, a roteirista de telenovela Sônia Rodrigues, o gestor público e roteirista de telejornal Getsemane Silva e o produtor cinematográfico Paulo Boccato também integram a ação. A curadoria do projeto é da cineasta Maria Pessôa, graduada em Comunicação Social pela UFPE e pós-graduada na LFS - London Film School e no INA - Institut National de l’Audiovisuel. Ela assinou recentemente a direção de fotografia do especial Mães - Um Filme pra Falar de Amor, exibido na Globo Recife.

Para Pessoa, o curso de formação é visto como um caminho que pode ser seguido pelos profissionais que buscam mudar o formato de trabalho. "Pessoas de áreas distintas podem ter interesse na área. Qualquer um que tenha interesse em reescrever a própria história profissional pode se inscrever. Não existe um público específico", pontua a cineasta, que també foi Coordenadora Técnica da Massangana Multimídia Produções (2005/2008), Fundação Joaquim Nabuco, participou da implantação do CANNE - Centro Técnico Audiovisual do Norte e Nordeste, foi professora do Curso de Comunicação Social da Faculdade Maurício de Nassau.

Direção Criativa, com Henrique Goldman
O primeiro workshop tem carga horária do curso de 30 horas, divididas em 10 encontros de 3 horas cada. As primeiras aulas serão focadas em como desenvolver uma ideia e dar os primeiros passos para escrever um roteiro de cinema voltados para curta-metragens. Ao examinar os elementos básicos de uma cena e de um enredo, o aluno será solicitado a criar o começo, meio e o fim de uma história - a semente original a partir do qual cada aluno vai desenvolver um curta-metragem e realizá-lo.

Goldmann em Londres desde 1992. Dirigiu vários documentários na África para a Rai Television e Unicef. Em 1998, escreveu e dirigiu o primeiro longa-metragem “Ixcan”, ambientado na Guatemala.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Tratamento com remédios anticovid da AstraZeneca não tem resultados positivos
Manhã na Clube: entrevistas com Murilo Hidalgo, Mariana Carvalho e  Elton Gomes
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco