Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

Animação brasileira que disputa vaga no Oscar lança álbum com trilha sonora

Publicado em: 14/01/2021 19:25

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O curta-metragem de animação brasileiro Umbrella, dirigido por Helena Hilário e Mario Pece, e qualificado para disputar uma vaga no Oscar de 2021, lançou, esta semana, um álbum com a trilha sonora original criada por Gabriel Dib. Os arranjos musicais dão o tom da narrativa, que não precisa de diálogos, e aprofundam o sentimento dos personagens, de empatia, perda, acolhimento, esperança e amor. As composições foram gravadas no Capitol Studios, em Los Angeles. O famoso estúdio já recebeu músicos como Frank Sinatra, Nat King Cole e The Beach Boys. A trilha sonora do filme pode ser acessada no Spotify, além de outras plataformas de música, sob o título Umbrella (Original Score), no perfil de Gabriel Dib.

Em nota de divulgação, Gabriel Dib compartilhou: “Umbrella é um projeto muito especial pra mim. Sou pai de uma menina de cinco anos, então me conecto profundamente com a história do Joseph, o protagonista do filme”, comentou. “O processo de criação da trilha original começou na identificação dos pontos e emoções que eu e os diretores idealizamos para interagir com a narrativa”, explicou.

Pianista e amante da música clássica, ele também dividiu as principais referências com os ouvintes. Entre elas, as trilhas sonoras de filmes como What dreams may come, de Vincent Ward, e The odd life of Timothy Green de Peter Hedges. “As partes de Oboé e Clarinete foram gravadas separadas da excepcional orquestra que contamos para essa trilha. São os instrumentos que mais dão o tom de leveza nos momentos difíceis apresentados na história”, explicou ainda, na nota.

Inspirado em uma experiência vivenciada pela irmã da diretora, o filme é o primeiro curta de animação brasileiro qualificado para o Oscar. A história narra a vida de Joseph, um menino que vive em um abrigo de crianças e sonha em ter um guarda-chuva amarelo. Em um dia chuvoso, mãe e filha vão ao orfanato doar brinquedo e o encontro com elas faz com que ele lembre do passado. O filme também fez história no país ao ser selecionado em 19 festivais que qualificam para a disputa por um lugar na Academia. O projeto foi escrito em dezembro de 2011 e ganhou vida e carreira em 2019. Umbrella foi lançado no YouTube, em 7 de janeiro, e está disponível gratuitamente até dia 21 de janeiro no canal Stratostorm.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL