Diario de Pernambuco
Busca

Música

Projeto pernambucano Coletivo Canela lança single de estreia

Publicado em: 04/12/2020 16:18

 (Foto: André Soares/Divulgação)
Foto: André Soares/Divulgação

O Coletivo Canela, formado pelos pernambucanos Zuza, Renan Castro, Alexandre Zezo e Thiko Duarte, estreou nesta sexta-feira (4) o single Brincar de Mar, que reflete o imaginário de uma criança que vive no sertão e nunca viu o mar. Esse é o primeiro single do grupo, que chega para apresentar "uma sonoridade simples e ao mesmo tempo robusta". A faixa é inspirada em tradições da música popular brasileira, ainda flertando com a música de lavadeira, o soul e o forró, provocando uma miscigenação musical de Pernambuco com o axé baiano. 

Esse encontro harmônico e melódico, somado aos timbres vocais, conduzem o público a se debruçar sobre a poesia simples que, inspirada em uma foto de uma criança que tomava banho dentro de uma bacia em um terreno cercado por arame farpado, reflete a realidade bastante comum para uma parcela da população nordestina.

Inspirado em nomes como Chico César, Alceu Valença, Lenine e Tom Zé, o single estreia pelo selo pernambucano Solto no Tempo e conta com a produção musical assinada por Samico, que destaca o trabalho coletivo, que é originário da Praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. "A energia coletiva deste trabalho, vem da potência de colaboração, onde todos se envolvem por meio dessa força conjunta", conta o compositor Thiko Duarte.

"A criança na bacia não saía da minha cabeça e quando eu estava tomando banho de mar, fiquei refletindo sobre os reféns da seca e imaginando um diálogo entre mãe e seu filho. Na canção, a mãe explica de onde vem o peixe que ela estava preparando. A criança passa então a buscar alguma coisa para brincar de mar e mergulha a carcaça do animal sonhando com esse momento", completa Thiko Duarte.

Ouça a faixa:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL