Através da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, a produtora cultural independente em Pernambuco, Nox Produz, lança duas formações de capacitação artística, uma sobre Iluminação Cênica e outra sobre Teatro de Bonecos. Os encontros serão gratuitos e realizados remotamente ao longo do mês de janeiro. As inscrições podem ser feitas em formulários disponíveis no Instagram da produtora (@nozproduz).
A oficina "Iluminação Cênica: Dramaturgia da Luz e seus Conceitos Técnicos", será ministrada pelo ator, iluminador e professor pernambucano Rogério Wanderley. Ele é integrante da Cênicas Cia. de Repertório e assinou iluminação de espetáculos como Baba Yaga, O Auto da Compadecida e Cicatriz. O curso oferecerá 16 encontros em tempo real entre os dias 11 de janeiro e 22 de fevereiro, das 20h às 21h30, pela plataforma Google Meet, voltada à capacitação de mão de obra para iluminar espetáculos sob a ótica da dramaturgia cênica. São 30 vagas disponíveis a profissionais ou iniciantes. As inscrições seguem até a próxima segunda (4).
Outra oportunidade de formação disponível é a oficina "Teatro de Bonecos: História, Anatomias e Tipos Cênicos", com o ator, diretor e artista plástico alagoano Álcio Lins. Ao longo de sua trajetória, ele assinou trabalhos como os bonecos do Baile do Menino Deus e da 1ª temporada do Cantarolando com Carol Levy. A oficina contará com cinco encontros virtuais, nos dias 18 a 22 de janeiro, destinados a 30 alunos. As aulas abordarão o surgimento desse tipo de teatro e como os participantes podem modelar, customizar e manipular seus próprios bonecos para cena. As inscrições vão até o dia 11 de janeiro.
Além das duas formações artísticas, haverá também duas obras audiovisuais – a websérie (In)Cômodos, baseado em contos da literatura mundial; e o espetáculo virtual Loré, de autoria de Plínio Maciel. Os espetáculos encontram-se em fase de produção e têm previsão de estreia em março de 2021. “Somos um grupo de artistas que acredita em boas ideias e na arte como uma proposta de transformar o mundo. Nosso intuito é seguir produzindo nossos trabalhos e oferecer a Pernambuco uma nova opção de produção em Artes Cênicas, criativa e inovadora”, comenta Rogério Wanderley, fundador da Nox Produz.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco