Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

Obama inclui pernambucano Bacurau em lista de melhores filmes de 2020

Publicado em: 18/12/2020 12:24 | Atualizado em: 18/12/2020 12:31

 (Foto: AFP e Bacurau/Divulgação)
Foto: AFP e Bacurau/Divulgação

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, incluiu o filme pernambucano Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, em sua lista de melhores filmes de 2020. No Brasil, o longa-metragem estreou em 2019, mas o lançamento nos Estados Unidos só ocorreu em 6 de março de 2020. Por isso, o filme está aparecendo em muitas listas de melhores do ano no país. Nas listas do jornal The New York Times e na revista Rolling Stone, veículos de elevada credibilidade, a obra ficou em quinto lugar. Toda esse prestígio tem aumentado a expectativa de indicações para o Oscar de 2021. Em 2019, Bacurau ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Lembrando que Obama, ao lado da esposa Michelle, foi produtor de Indústria Americana, vencedor de Melhor Documentário no Oscar de 2020. Além do filme brasileiro, Mank, Soul, Uma Mulher Alta também estão na lista publicada nesta sexta-feira (18). A Voz Suprema do Blues, último filme de Chadwick Boseman, aparece como primeira indicação. Na categoria de séries, aparecem Gambito da Rainha, I May Destroy You, Mrs. America, The Good Place, The Boys e Better Call Saul.

Bacurau no Oscar?
De acordo com uma notícia do jornal O Globo em outubro, a distribuidora norte-americana Kino Lorber, responsável pela exibição de Bacurau nos Estados Unidos, está focada em conseguir indicações para o longa. No ano passado, a obra não conseguiu concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional já que a comissão que escolhe o filme brasileiro investiu em A vida invisível, do cearense Karim Aïnouz, para esse cargo.

Nos EUA, Bacurau estreou no dia 6 de março desse ano, antes da pandemia fechar as salas de cinema, o que o torna elegível para a premiação de cinema mais importante do mundo. Recentemente, o Oscar anunciou novas regras de elegibilidade para fomentar a diversidade entre os indicados de Melhor Filme, o que aumentou ainda mais as expectativas da distribuidora. Um outro ponto relevante foi a vitória de Parasita, do sul-coreano Bong Joon-Ho, que demonstrou uma certa internacionalização do prêmio.

Confira a publicação de Obama:


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL