Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

Cinemateca Pernambucana oferece oficina com Adelina Pontual

Publicado em: 29/09/2020 15:05 | Atualizado em: 29/09/2020 15:16

 (Foto: Gil Vicente/Divulgação)
Foto: Gil Vicente/Divulgação

A Cinemateca Pernambucana, ligada à Fundação Joaquim Nabuco, abriu inscrições para a oficina Continuidade no Audiovisual, com a cineasta Adelina Pontual. As aulas serão online, pela plataforma Zoom. A oficina será dividida em dois módulos, o primeiro nos dias 6, 7 e %u202A8 de outubro%u202C e o segundo nos dias 13, 14, %u202A15 de outubro%u202C, sempre das 15h às 17h. A diretora abordará tópicos relacionando continuidade com direção, montagem, decupagem e roteiro. Versará ainda sobre o trabalho no set de filmagem e estudo das cenas produzidas. A inscrição da oficina é gratuita e pode ser feita aqui no link do formulário, até terça-feira (29).

A diretora, roteirista, continuísta e mestra em comunicação Adelina Pontual é um dos maiores nomes do cinema pernambucano e já trabalhou em produções como Central do Brasil, de Walter Salles (1998), Carandiru, de Héctor Babenco (2003), Era Uma vez, Eu Verônica de Marcelo Gomes (2012), Tatuagem de Hilton Lacerda (2013), Que Horas Ela Volta, de Anna Muylaert (2015). Ela também dirigiu e roteirizou o longa Rio Doce/CDU e curtas-metragem como ReTratro (2012), Véio (2005), O Pedido (1999), Cachaça (1995) entre outros. Todos esses trabalhos estão disponíveis no portal da Cinemateca.

Adelina também é mestra em comunicação pela UFPE, com a dissertação Continuidade Cinematográfica e Narrativas Contemporâneas. Formada em Comunicação Social pela UFPE e em Cinema pela Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), em Cuba, já ministrou diversos cursos de continuidade como: Oficina de Continuidade Cinematográfica produzida pela Canne/Fundaj, módulo de continuidade no Curso de Formação Profissional para Cinema, pelo Instituto Icuman, módulos de Assistência de Direção e Continuidade no curso regular de Cinema na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL