Viver

Banda portuguesa Clã participa de bate-papo do projeto O Que Cresci Ouvindo

A banda portuguesa Clã é a próxima convidada do projeto virtual O Que Cresci Ouvindo desta quarta-feira (9), às 19h30, no Instagram (@oquecresciouvindo). No bate-papo ao vivo, os artistas Manuela e Hélder, representantes do grupo, falam sobre referências e influências musicais desde a infância, adolescência, até os dias atuais, e as relações criadas com a música brasileira, primeiro como ouvintes e depois como parceiros musicais. A banda já esteve algumas vezes no Brasil e realizou parcerias com o cantor e compositor Arnaldo Antunes.

O projeto O Que Cresci Ouvindo, idealizado pelo pesquisador pernambucano Ivan Lima foi uma das iniciativas culturais desengavetadas durante o período de isolamento social decretado para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Através da página no Instagram, o pesquisador comenta discos da música brasileira à luz de seus contextos históricos e também bate papo sobre referências musicais com artistas, jornalistas e pessoas ligadas ao universo da música.

[VIDEO1]

"Sou apaixonado pela música brasileira desde que me entendo por gente. Já descobri muita coisa incrível no ritual de tocar nos discos, ouvir músicas com encartes, ler fichas técnicas e agradecimentos. Começou como curiosidade e, quando vi, já tinha quase 2 mil CDs”, conta o pesquisador. Atualmente, Ivan cursa doutorado na Universidade do Porto (Portugal), com projeto que relaciona canto de intervenção e música de protesto nas ditaduras portuguesa e brasileira.

Chico César, Odair José, Otto, Martins, Almério, Karina Buhr, Mariana Aydar, China, Juliano Holanda e Fernando Catatau são alguns dos convidados que já marcaram presença nos papos sobre referências musicais. Nos vídeos, a produção musical dos álbuns é costurada com a trajetória do artista em questão, e fatos históricos relevantes.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...