Diario de Pernambuco
Busca

Música Clássica

Projeto da Sala Cecília Meireles realiza live com interpretação de Beethoven

Publicado em: 03/08/2020 16:59

 (Foto: Sala Cecília Meireles/Divulgação)
Foto: Sala Cecília Meireles/Divulgação

O projeto Sala Digital, da Sala Cecília Meireles, tradicional equipamento cultural do Rio de Janeiro, realiza neste sábado (8), uma transmissão ao vivo no YouTube em homenagem aos 250 anos de Ludwig van Beethoven, comemorados em 17 de dezembro deste ano. Na ocasião, Grupo de Câmara da Petrobras Sinfônica apresenta o Septeto em Mi bemol maior, op. 20 para clarineta, trompa, fagote, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

Composto em 1799, antes que compositor tivesse qualquer ideia de sua surdez iminente, o Septeto em Mi bemol maior op. 20 se inspirou na música de salão do final do século 18. Para desgosto de Beethoven, a popularidade dessa peça de caráter mais leve acabou ofuscando o que o compositor considerava  suas maiores realizações. Por isso, Beethoven criticou a popularidade da obra até o dia de sua morte.

As inúmeras reencarnações do Septeto, com diversas formações, são testemunhas eloquentes do seu status entre os músicos amadores da época. Logo após sua estreia, encontramos transcrições para piano solo, duas guitarras, piano de quatro mãos, quarteto de piano e o trio de arranjos de Beethoven para clarinete ou violino acompanhados de violoncelo e piano.

Ao longo de toda a transmissão serão arrecadadas doações para o Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos do Rio de Janeiro SATED-RJ, que auxilia profissionais de teatro e música duramente atingidos pela interrupção de concertos, óperas e peças de teatros por causa da pandemia de Covid-19.

A Sala Cecília Meireles informou que está seguindo o Protocolo de Segurança Sanitária da FUNARJ e o palco foi preparado para que os músicos se apresentem com segurança. Após a transmissão, o vídeo ficará disponível para o público no YouTube da Sala Cecília Meireles e no da FUNARJ.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL