Diario de Pernambuco
Busca

Música

Orquestra Ouro Preto lança álbum com repertório dos Beatles

Publicado em: 17/07/2020 13:57

Orquestra Ouro Preto durante concerto em Belo Horizonte (Foto: Íris Zanetti/Divulgação)
Orquestra Ouro Preto durante concerto em Belo Horizonte (Foto: Íris Zanetti/Divulgação)

A Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, está colocando em prática uma agenda de lançamentos para comemorar seus 20 anos de história. Em 10 de julho, o grupo lançou nas plataformas digitais o álbum Orquestra Ouro Preto The Beatles - Vol. 2. O projeto une a estética das cordas com os sucessos da banda de rock, resultando uma viagem sonora pela biografia musical os Beatles. Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo e arranjos de Mateus Freire, o disco propõe um diálogo entre os universos da música erudita e popular.

Em 2010, a orquestra já havia lançado o concerto The Beatles, que passou por várias cidades do país, além de uma edição da Internacional Beatle Week, na Inglaterra. O novo tributo à música do Quarteto de Liverpool traz no repertório arranjos inéditos de canções de sucesso no mundo todo como Can’t Buy Me Love, I Want to Hold Your Hand, Twist and Shout, Here Comes the Sun, The Long and Winding Road, While My Guitar Gently Weeps, dentre outras.

"Esse é um trabalho muito importante na nossa história e vem corroborar com todo o experimentalismo que a Orquestra tem", destaca o Maestro Rodrigo Toffolo. "É uma forma de comemorarmos os 20 anos próximo do nosso público, mantendo os lançamentos previstos, mesmo que nas plataformas digitais. É uma oportunidade para as pessoas que estão em isolamento social, de encontrarem na música um afago e poderem curtir um disco novo da Orquestra".

Prêmio 
Um DVD do álbum também será lançado neste ano. A Orquestra Ouro Preto abriu inscrições (abertas até 17 de julho) para profissionais do audiovisual que desejam participar do projeto. Serão selecionadas 10 propostas de videoclipes para as músicas que compõem o álbum The Beatles - Vol 2. O edital é voltado para artistas que trabalham com produções audiovisuais, setor carente de ações durante o período de isolamento social.

A iniciativa conta com o patrocínio da Vale, SulAmérica e AngloGold Ashanti e integra parte das ações especiais executadas durante a pandemia de COVID-19 para fomentar as diferentes áreas da cultura, que têm sofrido com os impactos da falta de trabalho durante a quarentena.

O prêmio será de R$ 5 mil para cada proposta selecionada. Os vídeos deverão expressar a força dos sentimentos presentes em cada uma das 10 músicas que integram o álbum. O edital e as informações completas sobre as inscrições e regras das propostas estão no site http://www.orquestraouropreto.com.br.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL