Viver

Disco reúne bandas independentes para relembrar a diáspora africana

A coletânea está disponível em edição limitada, em formatos especiais de vinil e fita cassete

A dor de escravizados levados da África às Américas foi revisitada em um trabalho musical de nove bandas independentes, duas delas de Pernambuco, e resultou em um disco da coletânea Tropical Diáspora #1, assinado pelo Selo Tropical Diáspora Records de Berlim. O lançamento será neste sábado (4), às 16h, com pockets shows, audições e bate-papo com os artistas envolvidos. A coletânea está disponível em edição limitada, em formatos especiais de vinil e fita cassete.

Participam da conversa as bandas integrantes do projeto, Ska Maria Pastora (Olinda), Abeokuta (Recife), BantuNagoJêje (Bahia) e Höröyá (São Paulo), além de DJ Garrincha e Dr. Sócrates, realizadores da iniciativa. A medição será realizada pela cantora e compositora pernambucana Joanah Flor, artista confirmada no próximo projeto do selo. O lançamento internacional da coletânea aconteceu oficialmente no Indy Label Market, em Paris (França).

Ska Maria Pastora (Olinda) e Abeokuta (Recife), as duas bandas pernambucanas que integram o projeto

Ao todo são dez faixas, nove bandas e dezenas de artistas de países como Colômbia, México, Argentina, Porto Rico e Estados Unidos, juntos para homenagear a ancestralidade e a força de sobrevivência das culturas africana e indígena. O objetivo da iniciativa é dar voz aos africanos que sobreviveram aos horrores do colonialismo europeu através da música. Entre os relatos, o famoso contorno à Árvore do Esquecimento, a fim de que esquecessem suas culturas antes de partir passando pelo Portão do não retorno. 

SERVIÇO

Live de lançamento do disco Tropical Diáspora #1

Show e Audição: Ska Maria Pastora, Abeokuta, BantuNagoJejê e Höröyá Bate-papo: DJ Garrincha e Dr. Sócrates, com mediação de Joanah Flor

Quando: neste sábado (4), a partir das 16h

Onde: No Instagram (@tropical_diaspora_records)

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...