Diario de Pernambuco
Busca

CULTURA

Para celebrar 90 anos, Terreiro Xambá lança campanha para reformar estrutura física

Publicado em: 05/06/2020 19:30 | Atualizado em: 05/06/2020 19:44

 (Foto: Alcione Ferreira/Arquivo DP)
Foto: Alcione Ferreira/Arquivo DP

O espaço cultural Terreiro Xambá, em Olinda, completa 90 anos neste domingo (7) e, para celebrar a data, abriu um financiamento coletivo para reformar a estrutura física. Em maio deste ano, as fortes chuvas abalaram o casarão da década de 1950, onde está localizado o Terreiro. As doações, a partir de R$ 20, podem ser realizadas através deste link. Para cada valor contribuído, há uma recompensa, entre discos, ilustrações, oficinas, e ingressos para shows do Grupo Bongar.

"O nosso temor é pela vida dos nossos moradores, principalmente os mais velhos, com mais de 60 anos de idade, e também pelo desabamento do Terreiro. Estamos preocupados com o vírus, todas as atividades no Terreiro foram suspensas, mas precisamos evitar a destruição do patrimônio coletivo, precisamos manter preservada a nossa história", explicou Guitinho da Xambá, um dos responsáveis pela manutenção da casa.

De acordo com Guitinho, o risco de desabamento ameaça as práticas permanentes religiosas e de visitação de pessoas que participam das ações socioculturais educativas promovidas pela comunidade, inclusive muitas delas são base de sustentação financeira dos moradores e artistas da Xambá.

Xambá é um dos mais importantes núcleos de preservação das expressões culturais de origem africana no Brasil, sendo amplamente conhecida pelo forte trabalho cultural, principalmente com a sua música ancestral para os orixás, mestres do culto da Jurema, coco de roda e música contemporânea.

A origem do terreiro, seus membros e suas conquistas recentes, como o Memorial Severina Paraíso da Silva e o grupo musical Bongar, se entrelaçam à trajetória de luta, fé e liderança de mulheres importantes, como a ialorixá Maria Oyá, fundadora do terreiro, Mãe Biu, que o dirigiu por 54 anos, e Mãe Tila. A história está presente no livro Povo Xambá resiste: 80 anos da repressão aos terreiros em Pernambuco (Cepe Editora, 2018), da jornalista e pesquisadora Marileide Alves.


Outro canal de doação
CENTRO DE ARTE E CULTURA GRUPO BONGAR
BANCO DO BRASIL
AG 1814-7
POUPANÇA 34775-2
VARIAÇÃO 51
CNPJ 10.392.473/0001-35

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL