Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Fundaj realiza conversa sobre adaptação dos artistas plásticos ao isolamento social

Publicado em: 03/06/2020 15:35

Os convidados são os artistas plásticos Sílvio Botelho (esquerda) e Cavani Rosas (direita) (Foto: Gabriel Melo/DP e Bernardo Dantas/DP)
Os convidados são os artistas plásticos Sílvio Botelho (esquerda) e Cavani Rosas (direita) (Foto: Gabriel Melo/DP e Bernardo Dantas/DP)

Após uma discussão sobre música clássica na 11ª edição do iNovaFunda, a Fundação Joaquim Nabuco volta a realizar um debate virtual sobre o meio artístico nesta quinta-feira (5), a partir as 16h. A conversa, intitulada Tecnologia para Vencer a Crise, refletirá sobre a adaptação dos artesãos e artistas plásticos pernambucanos diante do isolamento imposto pela crise sanitária. Os convidados são os artistas plásticos Sílvio Botelho e Cavani Rosas. A transmissão será na conta oficial da Fundaj no Instagram (@fundajoficial). A mediação será do jornalista Marcelo Pereira, que trabalhou com jornalismo cultural durante três décadas - sendo setorista de artes plásticas nos primeiros anos.

Na conversa, o primeiro convidado será artista plástico Sílvio Botelho. Natural do bairro do Amparo, em Olinda, ele confeccionou 1320 bonecos gigantes ao longo dos seus 46 anos de trabalho. A paixão pelo Carnaval vem de pequeno e hoje é considerado pai de muitas alegorias, símbolos do festejo de Momo no sítio histórico. Os mais conhecidos são as figuras de Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Lia de Itamaracá, Capiba e Maestro Spok. Com o isolamento e o cancelamento de festejos e diversos eventos, os bonecos já não saem. Os turistas que frequentam a cidade patrimônio e consomem as peças do artista, também não.

"O trabalho que desenvolvo precisa das ruas, dos congressos, dos grandes eventos e festejos populares. É preciso ter jogo de cintura, estamos nos reinventando, reaprendendo a caminhar", comenta sobre o cenário atual. Pouco adepto às redes, Sílvio tem descoberto nelas uma possibilidade para reduzir as limitações. "Apostei todas as fichas na colheita do Carnaval para este ano e para a preparação do ano que vem. Nós produtores 3D estamos preocupados, mas a adesão a novas tecnologias pode ser um benefício", conclui Botelho.

Na sequência, às 17h, será a vez do artista plástico pernambucano Cavani Rosas, cujo trabalho em gravuras com bico de pena e esculturas dialoga com a estética expressionista e o misticismo. A exemplo da exposição Visões Secretas, exibida na Alemanha, em 2018. Há meio século desenvolvendo seus trabalhos à base de estudos iconográficos e reflexões filosóficas, Rosas enxerga o momento como oportunidade para uma imersão ainda maior em seu trabalho. "A maioria dos artistas, creio, vive naturalmente um estado de reclusão", observa o artista, que parou de ministrar aulas e agora tem uma produção ainda mais individual.

Defensor da meditação, sugere que se tire o melhor da quarentena. "A introspecção que ocorre dentro deste isolamento é muito benéfica para o desenvolvimento criativo de alguns trabalhos de arte e propicia maiores reflexões, a depender do tema abordado”, explica. Embora revele os desafios mercadológicos neste período, com as galerias fechadas. "Há uma impossibilidade, visto que a arte não é um gênero de primeira necessidade”, aponta. “Por outro lado, com as pessoas em casa, o contato delas com meu trabalho através das redes sociais tem aumentado. Com isso, estou com muitos trabalhos para fazer, apesar de preços menos justos."

O jornalista Marcelo Pereira, que media a conversa, já foi repórter do então Caderno C, do Jornal do Commercio, quando entrevistou nomes como Bete Gouveia, Francisco Brennand, Carlos Scliar, Renato Valle e Bernardo Dimenstein. Assinou a coluna Rec-beat, entre 1990 e 2018, comentando a cadeia cultural de Pernambuco.

SERVIÇO
Live Tecnologia para vencer a crise: Artesãos e artistas plásticos
Quando: nesta quinta-feira (4), das 16h às 18h
Onde: Instagram (@fundajoficial)
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL