Diario de Pernambuco
Busca

Literatura

Antologia com autores pernambucanos quer reunir reflexões para o pós-pandemia

Publicado em: 27/04/2020 16:55 | Atualizado em: 27/04/2020 17:12

Lourdes Sarmento, Fátima Quintas e Jacques Ribemboim (Foto: Paulo Paiva/DP, Gabriel Melo/DP e João Velozo/DP)
Lourdes Sarmento, Fátima Quintas e Jacques Ribemboim (Foto: Paulo Paiva/DP, Gabriel Melo/DP e João Velozo/DP)
Alguns historiadores, escritores e intelectuais argumentam que viveremos em um novo mundo após a pandemia da Covid-19. É pensando nisso que a jornalista, escritora e professora pernambucana Raphaela Nicácio idealizou um livro colaborativo com o intuito de inspirar a produção de mensagens de esperanças para esse novo planeta que está prestes a surgir. A Antologia Novos Horizontes pretende reunir textos (em prosa e verso) de vários autores com temáticas positivas - seja gratidão, fé, saúde, esperança, solidariedade ou confiança. Entre os nomes confirmados, estão Fátima Quintas, Ariadne Quintella, Lourdes Sarmento, Jacques Ribemboim, Melchiades Montenegro, Petrúcia Camelo (Maceió), entre outros. 

A edição está sendo patrocinada pelos próprios autores. Cada autor pode enviar um texto de no máximo duas páginas (em A4, fonte Times New Roman, espaçamento simples). O regulamento completo, com informações para o envio dos textos, está no site da Edições Novo Horizonte (www.edicoesnovohorizonte.com). Os textos estão sendo aceitos até o dia 15 de maio.

"Esse período trouxe novos hábitos para a sociedade. O consumismo cedeu lugar a atos generosos. O isolamento social forçado motivou as pessoas a refletirem mais sobre suas existências: o toque, o afeto, os gestos mais simples do cotidiano foram mais valorizados diante da impossibilidade do contato físico", diz a organizadora Raphaela Nicácio. "O livro é um trabalho que não se esgotará com os exemplares dos livros impressos. A divulgação poderá ser ampliada e propagada, através da imprensa local, no site das Edições Novos Horizonte e nas redes sociais".

Raphaela Nicácio é autora do livro infantojuvenil Seu Joaquim e Dona Maria - Os famosos contadores de histórias do Vale do São Francisco (Edições Novo Horizonte). Também organizou com outros autores os livros Antologia das Águas, Lendas do Nordeste e Somos +20 Autores Pernambucanos – Série de Homenagens (Vol. I e Vol. II). A jornalista atuou na comunicação do Tribunal de Contas de Pernambuco, do Colégio Americano Batista, da Biblioteca Pública do Estado e da Academia Pernambucana de Letras, instituição esta que lhe concedeu Diploma de Honra ao Mérito, em 2015, pelos perviços prestados. Recebeu, ainda, o Diploma de Personalidade Pernambucana/Revelação Cultural, pela Associação de Imprensa de Pernambuco – AIP, em 1997.

Sobre o regulamento:

Sobre direitos do autor participante 
- Cada participante receberá 10 (dez) exemplares;
- Além dos textos em prosa e verso, serão registrados no final do livro breves resumos biobibliográficos com no máximo 10 linhas de dados;
- Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail: raphaelanicacio@gmail.com Fonte Times New Roman, corpo 13, entrelinha simples, até uma página e meia, tamanho papel A4 (= 2 páginas do livro 15cm x 21cm);
- O lançamento será realizado em uma das livrarias da região metropolitana ou espaços culturais com data a ser definida

Prazo de entrega da antologia
- Previsão: final do mês de julho ou agosto de 2020;
- Os textos dos autores deverão ser entregues até o dia 15/05/2020, prazo este final para o pagamento pela participação na antologia;
- Caso não seja atingida a cota mínima dos 20 autores participantes da antologia, será realizada a devolução dos pagamentos efetuados. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL