Diario de Pernambuco
Busca

Mostra

Exposição no Recife levanta reflexões sobre holocausto

Publicado em: 10/02/2020 19:16 | Atualizado em: 10/02/2020 23:16

Alguns eram vizinhos monta da no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. (Foto: Joana Berwanger/UNIC Rio)
Alguns eram vizinhos monta da no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. (Foto: Joana Berwanger/UNIC Rio)
Uma homenagem às vítimas do holocausto será realizada no Recife nesta terça-feira (11), a partir das 18h, com a inauguração da exposição fotográfica Alguns eram vizinhos, baseada na mostra Some were neighbors: Collaboration and complicity, produzida em parceria com o Museu Estadunidense em Memo%u0301ria do Holocausto e o Programa de Divulgac%u0327a%u0303o das Nac%u0327o%u0303es Unidas sobre o Holocausto. No Recife, o projeto ficará disponível no Auditório Senador Sérgio Guerra do edifício Senador Miguel Arraes, pertencente à Assembleia Legislativa de Pernambuco, no bairro da Boa Vista. A entrada é gratuita. Na ocasião da inauguração, a Alepe também fará uma sessão solene em memória à tragédia que tirou a vida de 6 milhões de judeus durante o regime nazista.

O conjunto de imagens, acompanhado por textos informativos, levanta reflexões sobre o que foi feito para auxiliar as vítimas do nazismo e do antissemitismo durante a Segunda Guerra Mundial. O projeto também procura inspirar cidada%u0303os e li%u0301deres de todo o mundo a enfrentar o o%u0301dio, prevenir o genoci%u0301dio e promover a dignidade humana. Em Pernambuco, realização é da Federação Israelita de Pernambuco em parceria com Consulado Geral da Alemanha no Recife.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é lembrado mundialmente no dia 27 de janeiro, data que marca o aniversário da liberação de Auschwitz, no dia 27 de janeiro de 1945, por soldados soviéticos. A inauguração no Recife é realizada apenas no dia 11 de fevereiro devido ao recesso da Alepe, que acabou no último dia 3.

"Queríamos fazer um evento de amplitude nessa instituição", explica o pernambucano Jader Tachlitsky, 51, coordenador da Federação Israelita de Pernambuco. "Já fazemos essa solenidade em outros ambientes, normalmente em espaços ligados à comunidade judaíca. Nesse ano tivemos a opção de fazer essa parceria com a Alepe, um local de ampla visibilidade, através de da deputada Priscila Krause".

Cerimônia
A solenidade contará com a presença de nomes como Sonia Schechtman Sette, presidente da Federação Israelita de Pernambuco, e Maria Könning, cônsul geral da Alemanha no Recife, além de representantes de diferentes grupos - religiosos, diplomatas, autoridades e jovens. Os convidados vão acender velas, seguindo a tradição da cerimônia de homenagem às vítimas.

“Antes, acendíamos seis velas para simbolizar os 6 milhões de judeus mortos, mas de um tempo para cá acrescentamos uma sétima vale para incluir outros grupos, como ciganos, LGBTs, negros e deficientes físicos e mentais que foram assassinados pelo regime nazista”, explica Tachlitsky. A cerimônia segue com discursos do presidente de Apele, Priscila Krause (DEM), deputada responsável pela solicitação. Será oração própria que se faz às vítimas do holocausto, além de recital de poema e exibição de um vídeo institucional.

Data contra fake news
Para o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto de 2020, a ONU instituiu como tema Resgate durante o Holocausto: a coragem de se importar. O objetivo é, com o ascensão das fake news, rejeitar qualquer negação do Holocausto como um acontecimento histórico.

"Algumas das histórias de tentativas para burlar o holocausto alcançaram destaque icônico, como a história de Raoul Wallenberg, um diplomata sueco que ajudou a salvar dezenas de milhares de judeus em Budapeste", lembrou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para Dia Internacional publicada no portal oficial da organização. "As histórias de muitos dos salvadores são conhecidas apenas por aqueles que se beneficiaram de seus atos corajosos".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL