Viver

Cantor pernambucano Zeh Rocha lança primeiro livro de poesias

Zeh Rocha.

O lançamento será realizado às 18h na Livraria Jaqueira do Bairro do Recife. Na ocasião, haverá um pocket show com a presença dos músicos também recifenses Alex Mono e Publius. No repertório, canções autorais de Zeh Rocha em parceria com Lenine, Jessier Quirino, Xico Bizerra e Juliano Holanda. O título do livro faz referência à trajetória cíclica do poeta e músico, que já morou no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santa Catarina. “Meu pai, que era contador da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), mantinha em casa uma biblioteca média, modesta. Foi nesse ambiente que entrei em contato com a poesia, principalmente através de Augusto dos Santos, que considero um poeta profundo”, conta.

"Depois, vieram os primeiros acordes de violão. A música trouxe para mim a musicalidade do verso, me ensinou a trabalhar com versos", continua Zeh, que mergulhou nas obras de João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira e de romancistas como Jorge Amado, Guimarães Rosa e Ariano Suassuna. "A pedra do reino é um livro de cabeceira que sempre revisito”, ressalta o artista, que também se formou em jornalismo, trabalhou no Diario de Pernambuco e também criou um jornal chamado Editus, ao lado de Paulo André Leitão.

Capa do livro.

Apesar dos elogios, Zeh não deixa de lado o viés crítico, como em Amigos do rei, que explora o clientelismo que existe em cargos e ascensões no estado. “Queria falar também sobre hipocrisias e o nepotismo cultural da cidade, que é formada por guetos culturais”, explica. Existe ainda enfoque na natureza, sobretudo um fascínio particular pelo mar. O tom biográfico vem em uma abordagem sobre experiências em torno de paixões, perdas amorosas e prazeres.

Após a estreia no meio literário, Zeh Rocha já planeja um segundo livro de poesias, intitulado Elogio às musas, que enaltece a figura feminina - ainda não existe data de lançamento prevista. Ele também prepara um musical teatral intitulado A peleja do cavalo-marinho contra a mancha da maldade, com mensagem ambiental (fim da água potável e derramamento de óleo) e destinado ao público infantojuvenil.

SERVIÇO
Lançamento do livro Circunavegasons, de Zeh Rocha
Quando: nesta terça-feira (18), às 18h
Onde: Livraria Jaqueira (Rua Madre de Deus, 110, Bairro do Recife)
Preço: R$ 25 (livro) e R$ 7,50 (e-book)

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...