Diario de Pernambuco
Busca

LITERATURA

Colofão abre temporada 2020 com debate e lançamento de livro

Publicado em: 25/01/2020 17:44

Geisiara Lima lançará Corpo em chamas sábado, durante mesa-redonda sobre literatura e feminismo. (Foto: Erickson Dinoá/Divulgação)
Geisiara Lima lançará Corpo em chamas sábado, durante mesa-redonda sobre literatura e feminismo. (Foto: Erickson Dinoá/Divulgação)
O Colofão, ateliê voltado para as vivências e experimentações analógicas do livro, prepara-se para mais uma temporada de atividades. O espaço inaugurado no ano passado se tornou oficina do Castanha Mecânica e a loja da Mostra de Publicações Independentes (Mopi). Deste sábado até 14 de fevereiro, o local abre suas portas, na Rua Tupinambás, número 736, bairro de Santo Amaro, área central do Recife, para atividades diversas. Entre elas, lançamento de livros, oficinas e mesas-redondas. 
 
A primeira atividade do ciclo será uma roda de conversa intitulada Literaturas & feminismos interseccionais, com Ezter Liu, vencedora do 5º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. Estarão na roda Geisiara Lima, poeta e artista visual da Zona da Mata Norte pernambucana, e Luna Vitrolira, finalista do Prêmio Jabuti 2019 de poesia. Quem coordena a mesa é a professora e escritora Thays Albuquerque.
“A ideia é conjugar. Pedir que compartilhem as experiências delas, como mulheres, e trazendo essa literatura a público. Vou provocar um pouco que cada uma conte sua trajetória e como a produção pode pensar esses diferentes femininos e feminismos”, explica Thays. 
 
Na ocasião o espaço também recebe a leitura de obras das autoras e o lançamento do livro de desenhos e poesias Corpo em chamas de Geisiara Lima. O trabalho aborda temas feministas, de relações de trabalho dentro e fora do latifúndio e negritude. Nascida em Itambé e residente em Timbaúba, a artista lança um livro que abarca sua fase de produção desde 2014, marcada pelo vínculo com projetos de literatura na região da Mata Norte. “O livro parte da fase que venho escrevendo sobre a região, territorial, feminina e feminista. Muito sobre a relação das mulheres nesses espaços, em uma região que ainda é tomada pela monocultura da cana-de-açúcar.”
 
A noite encerra com uma discotecagem da DJ Naia, autora do livro O punho fechado no fio da navalha (Castanha Mecânica, 2017). A entrada é gratuita. O evento de  retorno do Colofão.lab. O laboratório contará na sua programação com exibição de documentários, lançamento de livros e recitais. O espaço ainda se programa para sediar a segunda feira gráfica da Mostra de Publicações Independentes no dia 15 de março.

SERVIÇO
Literaturas & feminismos interseccionais com Ezter Liu, Geisiara Lima, Luna Vitrolira e Thays Albuquerque + Lançamento Corpo em chamas de Geisiara Lima 
Quando: Sábado (25), às 20h 
Onde: Rua Tupinambás, 736, bairro de Santo Amaro
Quanto: Gratuito

Programação da temporada: 
Exibição do documentário O silêncio dos homens
Quando: Terça (28), 20h 
Recital Mormaço de Elizeu Braga
Quando: Sábado (01), 20h 
Roda de leitores Tu tá lendo o quê?
Quando: Terça (04), às 20h 
Lançamento do livro Roleta russa de Flávia Gomes com Bell Puã, Luiza Fittipaldi e Silvia Goes
Quando: Sábado (08), às 20h
Conversa e leituras com os vencedores do chamamento para publicações da Castanha Mecânica
Quando: Terça (11), às 20h 
Recital Eroticuzinho com Flávia Gomes, Gidália Santana, Renata Santana e Silvana Menezes
Quando: Sexta (14), às 20h
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL