Diario de Pernambuco
Busca

Teatro

Grupo Totem realiza apresentação e lançamento de livro em Olinda

Publicado em: 05/12/2019 21:03

 (Foto: Fernando Figuerôa/Divulgação)
Foto: Fernando Figuerôa/Divulgação
A companhia de teatro pernambucana Grupo Totem realiza, neste sábado (7), o evento Metamorfismo de (R)existência, das 18h às 21h, no casarão número 344 da Rua São Bento, na Cidade Alta de Olinda. A programação inclui uma apresentação de trabalho em processo, mesa de conversa e noite do autógrafos do livro Grupo Totem - A infecção pela performance e a encenação performática (Ed. Sesc), de Fred Nascimento.

Além da demonstração da pesquisa que serve como embrião do novo trabalho do Totem, que estreia em 2020, o público poderá também acompanhar a mesa de conversa Teatro, performance e ritual: encontros, cruzamentos, contaminações, com a participação de Angélica Costa, Alexandre Nunes e Fred Nascimento.

Um dos fundadores da companhia, o diretor Fred Nascimento também ocasião para lançar o livro Grupo Totem - A infecção pela performance e a encenação performática, pelo selo do Sesc Pernambuco, em um projeto a convite de Rudimar Constâncio, do Sesc Piedade. Na publicação, Fred fala dos procedimentos de criação do Totem, da estética do teatro mais alternativo e experimental a partir de nomes como o teatrólogo Antonin Artaud.

"No caos urbano que vivemos agora, é o momento de olharmos para nossa ancestralidade e nossa origem, mas sem perdermos a conexão com o futuro", aponta o diretor. "O grupo se propõe a revisitar o eixo de dois de seus espetáculos, tendo como pontos de partida os corpos animal e ancestral, ressignificando-os sob a ótica do conceito de 'descolonização', enquanto perspectiva de resolução ao caos gerado pela cultura hegemônica, criando uma performance como resultado de todo o processo de pesquisa", ressalta Fred.

SERVIÇO
Metamorfismo de (R)existência, apresentação de trabalho em processo, mesa de conversa e noite de autógrafos, com o Grupo Totem
Onde: Rua de São Bento, 344, Cidade Alta, Olinda (a mesma do Mercado da Ribeira e da Prefeitura de Olinda)
Quando: Neste sábado (7), das 18h às 21h
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL