Diario de Pernambuco
Busca

artes

Janeiro de Grandes Espetáculos anuncia mais de 100 atrações e retorno de prêmios

Publicado em: 13/11/2019 11:54 | Atualizado em: 13/11/2019 17:39

Foto: Divulgação e Rogério Alves/Divulgação
O Janeiro de Grandes Espetáculos, Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco, anunciou, na manhã desta quarta (13), os selecionados para a 26ª edição. A lista completa está disponível no site. Ao todo, serão mais de cem apresentações, entre peças (adulto e infantil), música e dança. Além das montagens pernambucanas, também estarão presentes artistas da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Portugal e Eslováquia. A programação será realizada entre os dias 8 de janeiro e 3 de fevereiro de 2020, com ingressos entre R$ 10 e R$ 60 - algumas atrações têm entrada franca. A grade com os dias e horários de cada espetáculo deve ser divulgada na próxima semana.
 
Abrindo um maior destaque para a música, o festival recebe artistas como As Bahias e a Cozinha Mineira, Belô Velloso, Edu Falaschi e Alessandra Leão. Geraldo Maia, Igor de Carvalho, Zeba, Almério e Banda de Pau e Corda estão entre os artistas de música local. O carro-chefe da programação, o teatro representa 65% da grade, com 92 montagens, sendo 80 pernambucanas. Entre elas, destaque para A mulher monstro, da SEM Cia de Teatro, Cicatriz, da TR Produções, Obsessão, de Mecane e Duelo, de C2 Serviços de Comunicação, que marca o retorno de Paulo de Castro aos palcos do Janeiro.
 
A volta da premiação é a grande novidade desta edição. Após uma pausa de dois anos, os melhores espetáculos em todas as categorias receberão o Prêmio Copergás de Teatro, Dança e Música de Pernambuco. O Janeiro é uma realização da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), conta com patrocínio da Prefeitura do Recife, incentivo do Funcultura e apoio da TV Globo, TV e Rádio Universitária, Cepe e Sated. 

"É um ano, como sempre, diferente. Para essa edição, quero destacar esta frase: o espetáculo não pode parar. O nosso trabalho é estar em cena e não fora dela. E, em tempos difíceis para nós que fazemos cultura em Pernambuco, no Brasil, é preciso que estejamos unidos", pontua o presidente da Apacepe, Paulo de Castro.

O festival ocupará 18 espaços diferentes em sete cidades. No Recife, foram contemplados os palcos Teatros Santa Isabel, Apolo, Arraial, Barreto Júnior, Boa Vista, Hermilo Borba Filho, Luiz Mendonça, Marco Camarotti e o estreante Teatro RioMar. Casa Maravilhas, Sesc Casa Amarela e Espaço Fiandeiros são os três espaços alternativos que também receberão atividades.

Outras seis cidades do estado integram o Janeiro e receberão espetáculos. São elas: Camaragibe (Casarão de Maria Amazonas), Caruaru (Teatro Rui Limeira Rosal), Garanhuns (Teatro Reinaldo de Oliveira), Goiana (Igreja Matriz de Nossa Sra. do Rosário), Jaboatão dos Guararapes (Teatro Samuel Campelo) e Serra Talhada (Espaço Cabras de Lampião). 

Nesta edição, serão cinco homenageados. O ator e diretor Zé Manoel na categoria Teatro, Joca no quesito Técnico, maestro Edson Rodrigues é o escolhido para representar a Música, a Família Marinha em Poesia e a bailarina Cecília Brennand em Dança. 

Pela primeira vez, a curadoria deixou de ser realizada exclusivamente pela Apacepe e contou com o apoio de um grupo formado pela mestre em Ciências das Artes Danielle Valentim, a atriz Milena Marque, a estudante de Teatro Natália Gomes e os jornalistas Renato Contente e Talles Colatino. Outra mudança: as questões técnicas e de estratégias passaram a ser decididas em conjunto por Paulo de Castro, os atores André Filho, Fátima Aguiar e Paulo Pontes e o produtor Toni Rodrigues. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL