Viver

Iniciativas de cineclubes populares promovem o acesso ao cinema na RMR


O Movimenta é um diálogo da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco (ABD), Associação Pernambucana de Cineastas (Apeci), Mulheres no Audiovisual PE e Frente Brasil Popular. Foto: Reprodução/Facebook

CRESCIMENTO
São tamanhas as conquistas do cinema nacional nos últimos anos, como o aumento do número de produções, que, segundo dados de uma pesquisa da ESPM Rio, cresceu cerca de 1000% (se formos contar os 13 lançamentos em 1995 contra 142 em 2016). Apesar disso, a professora Yanara ressalta que toda essa produção precisa ser mais equilibrada em sua forma de acesso e democratização. “É preciso falar das políticas públicas que garantam a difusão desses filmes. A produção aumenta, mas faltam políticas públicas para formarem o público. E os cineclubes vêm nessa resistência e na conscientização da população também, sobre os seus direitos em relação ao acesso das obras.” 
 
O cineclubismo é um entre vários agentes de possível mudança no acesso à sétima arte. Com toda sua maleabilidade e adaptação a diferentes realidades, são projetos de possível mudança social, como ressaltado por Thiago. “Eu vejo o cineclube como um processo popular. Ele é construído pela sociedade. Quando eu penso em democratização do acesso ao cinema, eu penso nas pessoas das comunidades trazendo suas próprias narrativas e sendo representadas em tela.”

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...