Viver

Conheça Pretto Jamah, revelação do reggae pop pernambucano

Foto: Divulgação

A cena Reggae Pop, ou Good Vibes tem ganhado vida nos últimos anos em Pernambuco. Recentemente o Festival We Hoo, realizado no mês de outubro, trouxe vários artistas nacionais que levantam esta bandeira, como por exemplo o grupo Natiruts, Maneva e o cantor Vitor kley. Com uma sonoridade leve e inspirada nas raízes do reggae, o artista pernambucano Pretto Jamah tem se mostrado como uma das fortes expressões da nova cena musical pernambucana. O cantor está em carreira solo desde o início do segundo semestre e traz um álbum especial com repertório autoral. 

Acássio Jamaica, o Preto Jamah, nasceu no município do Paulista e começou a sua carreira aos doze anos de idade. Com raízes na religiosidade e na sonoridade das bandas marciais, ele cresceu envolvido com as notas e tons rebuscados do clássico e do popular. Transitou entre os instrumentos de sopro, de corda e também os de percussão. Foi através destas experiências que o rapaz viajou o nordeste e pode conhecer outros estilos musicais até se sentir pronto e decidir caminhar só. “A minha perspectiva enquanto profissional é trabalhar o sentimento da música, onde eu possa compor, a fazer e executar. A música funciona com sentimento para mim. A letra vem surgindo. Para eu me encontrar como compositor de fato, busquei entender o público. Quando eu me encontrei com essa história de músicas autorais, foi um casamento perfeito”, conta. 
 
O single Jardim em Flores foi um projeto criado em duas semanas. Ele veio como uma forma de lançamento da carreira solo. Trata-se de uma música autoral com composição, letra do próprio artista e o arranjo dele também com participação de Júnior Joel. “Eu sempre fui compositor e multiinstrumentista. Eu não conseguia achar onde aplicar as minhas canções. Os movimentos locais são bem popularizados na questão de letra e as minhas músicas falam muito de amor. Eu percebi que a cena do reggae está crescendo no Brasil e é um caminho que eu vi para seguir. Está chegando muito aqui na capital pernambucana. O reggae agrega bastante, principalmente para expressar os sentimentos em forma de canção. Foi justamente neste momento que eu estava para me lançar em carreira solo. 

Assista ao clipe 
 
[VIDEO1] 

Outro single intitulado “Gabriela”, será lançado juntamente neste mês, juntamente com o clipe. A cação fala sobre uma mulher negra pernambucana de periferia. 

Neste domingo (03), o cantor se apresenta no projeto #Vamosabraçaromar, onde subirá no palco do Pólo Muganga. Já na terça-feira, estará no Pátio de São Pedro, centro do Recife, para se apresentar na Terça Negra especial do Mês da Consciência Negra, às 21h.  

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...