Diario de Pernambuco
Busca

Tradição

Condado, Tracunhaém e Limoeiro recebem projeto itinerante do Cavalo Marinho Estrela de Ouro

Publicado em: 04/11/2019 23:00 | Atualizado em: 06/11/2019 00:27

O Cavalo Marinho Estrela de Ouro tem 40 anos de existência. Foto: Samuel Calado/DP

"Foi uma experiência muito boa. Adorei a surpresa e fiquei encantada com cada movimento que vi", disse a estudante Lucrécia Alexandre, da Escola Estadual Júlio Correia, de Condado, ao vivenciar à aula-espetáculo No Passo e no Compasso do Cavalo Marinho Estrela de Ouro.
Mariluce Felix dos Santos (gestora) e Joseilson Marcelino (educador de apoio) da Escola Estadual Júlio Correia, em Condado. Foto: Samuel Calado/DP

O grupo iniciou as apresentações do projeto às 9h desta segunda-feira na instituição localizada na cidade natal, para apresentar junto ao Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro, para apresentar o projeto itinerante a atividade inovadora. "Temos uma comunidade bastante atuante na cultura popular. Muitos alunos nossos participam do grupo. Então, isso só mostra como é importante trazer esse movimento para a nossa escola", afirmou Mariluce Felix, gestora da instituição. 

 

O Coco de Roda Panela de Barro foi o grupo convidado para se apresentar em Tracunhaém. Foto: Samuel Calado/DP

Após a apresentação, o cavalo-marinho seguiu para a cidade de Tracunhaém, onde realizou a ação junto com o Coco de Roda Panela de Barro. “Por estar inserido na Mata Norte, devemos dar valor às manifestações da nossa região. A apresentação foi muito bem vinda, pois fez com que os estudantes conhecessem outras manifestações e aumentassem o repertório cultural", afirmou Maurício Brito, diretor da escola", disse o gestor Maurício Brito. 

 

Solidariedade 

 

Cavalo Marinho Estrela de Ouro na apresentação de palco no Galpão das Artes, em Limoeiro. Foto: Samuel Calado/DP
A apresentação na cidade de Limoeiro está programada para esta terça-feira, contudo, o grupo viajou ainda nesta segunda-feira e se apresentou no palco do Galpão das Artes, no centro da cidade. O produtor e diretor do Galpão, Charlon Cabral revelou que esta era a primeira vez que o Estrela de Ouro se apresentava no espaço artístico de Limoeiro. "Para gente é uma grande novidade. E muita gente estava ansiosa para assistir".  

 

Fábio André de Andrade Silva, presidente do Galpão das Artes em Limoeiro. Foto: Samuel Calado/DP

O espetáculo fez parte da ação solidária do espaço para ajudar instituições filantrópicas da região. "O espaço das artes já ajuda há 5 anos. Nós começamos com o cine clube. Com a exibição do filme a máquina. Nós sentimos que essas creches. A ideia era as crianças levarem a comida para casa. Era preciso fazer algo que pudesse ajudar isso", disse o presidente Fábio André de Andrade Silva.  resultado foi tão bom que toda arrecadação servirá para ajudar três instituições, ao invés de somente uma. Serão agraciadas a Associação Espirita Maria José Santos, o Pontinho de Luz Regina Celli e a Seara Espírita Maria Madalena.  

 


Às 10h30 desta terça-feira (05), o grupo se apresenta na Escola de Referência em Ensino Médio Austro Costa, junto com o Boi Cara Branca.  

 

 

Confira a programação completa: 

 

05/11 

10h30 - Limoeiro - Escola de Referência em Ensino Médio Austro Costa (Part. Boi Cara Branca) 

 

06/11 

8h30 - Caruaru - Escola de Referência em Ensino Médio Nelson Barbalho (Part. Anderson do Pife) 

19h - Abertura do 14ª Encontro de Xaxado de Serra Talhada.  

 

07/11

10h30 - Serra Talhada - Escola de Referência em Ensino Médio Cornélio Soares (Part. Grupo de Xaxado Cabras de Lampião)

 

 08/11

10h30 - Recife - Escola Estadual Caio Pereira - Alto José Bonifácio (Part. do Caboclinho Tribo Carijós do Recife)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL