Diario de Pernambuco
Busca

Tradição

Caruaru recebe aula-espetáculo do Cavalo Marinho Estrela de Ouro

Publicado em: 06/11/2019 18:29 | Atualizado em: 06/11/2019 18:49

Cavalo Marinho Estrela de Ouro. Foto: Samuel Calado/DP

Na manhã desta quarta-feira (06), a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebeu o projeto No Passo e no Compasso do Cavalo Marinho Estrela de Ouro. A ação tem a finalidade de promover a cultura popular aos estudantes da rede estadual de ensino. E a instituiçao escolhida para ser palco da atividade foi a Escola de Referência em Ensino Médio Nelson Barbalho, Como nas outras vivências, o artista local Anderson do Pife foi convidado para fazer o intercâmbio com o Estrela de Ouro na aula espetáculo. 

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Nelson Barbalho. Foto: Samuel Calado/DP

Os estudantes ficaram encantados com a apresentação, que trouxe, além da parte cênica, uma explicação histórica sobre o ritmo cavalo marinho. "Eu achei muito importante essa visita pois mostrou um pouco da nossa cultura, fazendo com que a gente valorize ainda mais o nosso Nordeste", contou a estudante Maria Leandra, que está no 2ª ano do ensino médio. "Eu achei a apresentação maravilhosa, principalmente pelo fato de estar representando a identidade do nosso estado. Foi emocionante!", contou a estudante Kaliany Marcelle, estudante do 2º ano. 

Para a gestora Geralda Dutra, um projeto como esse tem muito a acrescentar no ambiente educativo. "Pernambuco é cheio de cultura e nada mais justo do que a gente ter uma aula-espetáculo com o cavalo-marinho, mostrando toda a nossa riqueza cultural". 

Anderson do Pife. Foto: Samuel Calado/DP

O multiartista Anderson do Pife vibrou com a apresentação e fez até uma ciranda no final com os estudantes, onde cantou grandes sucessos da música popular pernambucana. Segundo ele, o momento permite a integração entre a arte popular e os jovens no ambiente escola. "Isso é muito válido. A cultura popular faz parte da história desse estado e Pernambuco tem representação direta na história do país", ressaltou. 

Nesta quinta-feira é a vez da cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, receber a atividade. A escola contemplada foi a Escola de Referência em Ensino Médio Cornélio Soares, onde haverá participação do grupo de Xaxado Cabras de Lampião, que é referência no país e coleciona várias premiações. 


Confira a programação completa: 

07/11
10h30 - Serra Talhada - Escola de Referência em Ensino Médio Cornélio Soares (Part. Grupo de Xaxado Cabras de Lampião). 

 
08/11
10h30 - Recife - Escola Estadual Caio Pereira - Alto José Bonifácio (Part. do Caboclinho Tribo Carijós do Recife). 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL