Diario de Pernambuco
Busca

Minicurso

Professor formado na Sorbonne apresenta curso sobre mídia e imaginário no Recife

Publicado em: 24/10/2019 08:35 | Atualizado em: 25/10/2019 10:23

Vincenzo Susca é pesquisador e professor do Departamento de Sociologia da Universidade Paul-Valéry 3. Foto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para o minicurso Mídia e Imaginário: do século XVIII às redes sociais, que será ministrado por Vincenzo Susca, pesquisador e professor do Departamento de Sociologia da Universidade Paul-Valéry 3 (França). O evento é uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Narrativas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, e o Consulado Francês no Recife. O curso será realizado na terça-feira (29) e na quarta (30), das 14 às 17hs, no auditório da Adufepe. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/32MN71z.
 
Para o pesquisador, a vida cotidiana e as tecnologias de comunicação não devem ser pensadas como universos distintos. Sendo assim, o curso tem como objetivo discutir as transformações na sociabilidade promovidas pelos novos aparatos comunicacionais. Desde as mudanças na noção de indivíduo, no Renascimento europeu, o minicurso passa pelos processos de industrialização e urbanização ocorridos no século XVIII, pela modernidade e aparatos de cultura de massa como a televisão, até a popularização dos smartphones e das redes sociais. Dentro das aulas serão abordados conceitos centrais para a pesquisa de Vincenzo como imaginário e tecnomagia.
 
Programa do minicurso
O curso será organizado em um programa com cinco eixos: raízes e arquétipos, partindo do renascimento e do humanismo; O nascimento da modernidade, que lança olhar sobre a reforma protestante, a industrialização e a esfera pública burguesa; Mídia, abordando as inovações tecnológicas e comunicacionais como a fotografia, o cinema, a televisão, o computador, o telefone, o telefone celular, o smartphone, a internet e as redes sociais; Formas estéticas, sociedade de massa e sociedade em rede; Das vanguardas históricas à cultura numérica, com as principais vanguardas do século XX até a obra de arte na época de sua reprodutibilidade numérica.
 
SERVIÇO
Minicurso Mídia e Imaginário: do século XVIII às redes sociais por Vincenzo Susca
Quando: Terça-feira (29) e quarta-feira (30), das 14 às 17hs
Onde: Auditório da Adufepe, Av. dos Economistas, s/n - Cidade Universitária, Recife.
Quanto: Gratuito. Inscrições: https://bit.ly/2ktEcRK.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL