Diario de Pernambuco
Busca

ZONA DA MATA SUL

Festival literário na Zona da Mata Sul homenageia Gilberto Freyre e Manuel Bandeira

Publicado em: 24/10/2019 12:53 | Atualizado em: 25/10/2019 10:25

Além de Gilberto Freyre e Manuel Bandeira, os escritores Pelópidas Soares e Ascenso Ferreira também serão homenageados. Foto: Arquivo/Divulgação
O Festival Literário de Catende (Flicatende) leva até a Zona da Mata Sul do estado uma ampla programação literária com vários polos culturais, repleto de atividades artísticas, durante todo o dia. Nesta edição os escritores Gilberto Freyre, Manuel Bandeira, Pelópidas Soares e Ascenso Ferreira serão homenageados. O evento tem abertura na terça-feira (29), município de Catende, às 19h, na Estação trem de Alagoas Escritor Fernando Beltrão (Praça Costa Azevedo), onde será realizado um o Sarau Poético com o escritor Aristóteles Soares. 

Na quarta-feira (30), às 10h, o Festival promove uma ação de plantio de mudas de árvores que foram extintas na região em escolas e praças da cidade. Também será realizada uma oficina de obras sacras em barro com Mestre Zuza Batista de Tracunhaém. Todas as obras dessa oficina farão parte do presépio do final de ano da praça da Matriz. Além disso, o festival conta com oficinas literárias, de cordel e para recuperações de livros.

“Teremos o Poeta da Cocada, que é um poeta que vende cocada e coloca na caixa de cocada escritos com versos de outros poetas e de sua autoria. Na Avenida da Poesia, onde moram ou moraram músicos e poetas, haverá uma faixa de pedestre pintada em homenagem aos membros do grupo musical mais famoso da região, Os ideais. Lá será pintada por grafiteiros os membros do grupo atravessando a rua em uma faixa de pedestre, como fizeram os Beatles. Nessa avenida, passarão todas as escolas com bandas, bacamarteiros e poetas recitando em homenagem ao escritor Quirino. A Avenida da Poesia é um polo que homenageia o Poeta Manuel Bandeira e o ator Adriano Cabral”, afirma o curador executivo do Festival, Marcos Carneiro.

Na Praça da Matriz, será realizada uma Feira de Livros com lançamentos, apresentações artísticas, artesanatos, o projeto Pintando na Praça, homenagens, recitais, feira de produtos orgânicos e distribuições de mudas. A ampla programação também destaca palestras de vários escritores que serão distribuídas em cada pólo onde se realizará o Festival. No auditório – Acadêmica Margarida de Oliveira Cantarelli, que ficará localizado no Colégio Santa Terezinha (Polo em Homenagem a escritora Bartyra Soares), haverá a palestra “A importância da abertura da Academia Pernambucana de Letras ao público em gera”, que será ministrada pela própria presidente da APL, Margarida Cantarelli.

SERVIÇO
Festival Literário de Catende (Flicatende)
Onde: Município de Catende, Estação trem de Alagoas Escritor Fernando Beltrão (Praça Costa Azevedo)
Quando: Terça-feira (29), a partir das 19h; Quarta-feira (30), a partir das 8h
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL