Diario de Pernambuco
Busca

Cinema

Filmes pernambucanos atraem público recorde para o cinema São Luiz

Publicado em: 20/09/2019 11:23

Foto: Fernando Figueirôa/Divulgação
Considerado um dos últimos cinemas de rua do país, o Cine São Luiz recebeu em 2019 a estreia de seis produções pernambucanas: Organismo, de Jeorge Pereira; Divino Amor, de Gabriel Mascaro; Estou me guardando para quando o carnaval chegar, de Marcelo Gomes; Parquelândia, de Cecília da Fonte; A serpente, de Jura Capela; e Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Essa safra de boas produções locais resultou em um ótimo público, cerca de 20 mil espectadores foram até o São Luiz conferir as produções pernambucanas no audiovisual. Também vale ressaltar, que desses seis filmes, quatro receberam incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura Audiovisual.
 
Entre os filmes que mais renderam, Bacurau é o recordista, já foi visto por 13.400 pessoas até a última terça-feira (17). O São Luiz também lidera a bilheteria nacional do filme, que já alcançou mais de 300 mil espectadores no Brasil. Divino Amor segue em segundo lugar. Em terceiro lugar está Estou me guardando para quando o carnaval chegar. Os três longas, além de Parquelândia, contam com incentivo do governo do estado. 
 
De acordo com Geraldo Pinho, responsável pela programação do Cinema São Luiz, a procura por estreias no espaço se tornou algo recorrente desde 2015. “Notamos uma procura maior quando o São Luiz inaugura seu novo projetor digital Barco 23B 4K, com capacidade de projetar filmes em 3D, além de um servidor digital e novos processadores e amplificadores de som para formato Dolby 7.1. Esse equipamento nos coloca no mesmo nível das melhores salas de cinema comercial do País”.
 
Para Marcelo Canuto, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a boa recepção e engajamento do público são muito importantes, principalmente no contexto político de desmonte da cultura. “Estamos diante de uma perspectiva nacional em que a arte e a cultura terão um papel muito importante nessa resistência. A partir desses seis filmes pernambucanos podemos discutir vários temas que são de extrema importância para a sociedade, e boa parte deles foram produzidos com incentivo estadual”, ressalta. 
 
“Esse número reflete a política cultural desenvolvida pelo Estado para fomentar o setor do audiovisual. Além dessas estreias, o São Luiz também se prepara para receber no final deste ano a 21ª edição do FestCine, que no ano passado contou com a presença de mais de quatro mil pessoas durante as sessões das mostras competitivas – todas com filmes pernambucanos”, declara o secretário Estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL