Diario de Pernambuco
Busca

Literatura

Semana Hermilo chega à 17ª edição com homenagem a Osman Lins, confira a programação

Publicado em: 23/07/2019 10:56 | Atualizado em: 23/07/2019 11:42

A 17ª edição acontece até domingo no Teatro Hermilo. Foto: Andrea Rego Barros/Divulgação
Dois dos grandes nomes da literatura pernambucana, um dia, já foram cúmplices. Ao longo de muitos anos, Hermilo Borba Filho e Osman Lins trocaram ideias sobre a escrita e, dessa interação, ficaram sugestões, aprendizados e muitas cartas. Como forma de celebrar essa produção e sua importância para cultura pernambucana, a Prefeitura do Recife apresenta a 17ª edição da Semana Hermilo, que neste ano agrega Osman Lins às homenagens. A programação já foi iniciada no começo do mês e voltará hoje ao Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife). A edição conta com atividades como oficinas, leituras comentadas e exibição de espetáculos, todos gratuitos.
 
As obras dos dois artistas se encontram, principalmente, se pensarmos como ambos povoaram e moldaram um imaginário popular: os povoados, amores, a família, a vida e a imaginação do povo nordestino. Osman e Hermilo se mantiveram próximos até seus últimos dias de vida.
 
Na 17ª Semana Hermilo, as oficinas de literatura serão ministradas por Lourival Holanda, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), ensaísta, crítico literário e professor de pós-graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A mesa Hermilo & Osman: dramaturgias em diálogo, ministrada pelo professor, discutirá as obras dos pernambucanos na perspectiva das relações e diálogos.
 
Hermilo Borba é de Engenho Verde, no município de Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Sua formação foi como bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Recife. Publicou sete romances, três livros de contos, duas novelas, 12 pesquisas e ensaios e mais de uma dezena de traduções de grandes escritores internacionais como Marquês de Sade, Leon Tolstói, Jorge Luís Borges, entre outros. Teve seus textos encenados em todo o Brasil e no exterior, em países como Argentina, Chile e Portugal.
 
Já Osman Lins tem entre suas obras mais celebradas o romance Avalovara e a peça Lisbela e o prisioneiro, que foi adaptada para a televisão e o cinema. Lins nasceu em Vitória de Santo Antão, também na Zona da Mata, no dia 5 de julho de 1924. Faleceu aos 54 anos, um ano depois de Hermilo, no dia em que o amigo completaria de 59 anos.
 
Programação Completa de 17ª Semana Hermilo: 
 
 Dia 23 de julho (terça-feira)
19h – Abertura oficial
19h30 - Leitura comentada "A Idade dos Homens", de Osman Lins, com direção de Carlos Carvalho/Eron Villar e comentários do Prof. Robson Teles
 
Dia 24 de julho (quarta)
14h às 18h - Oficina A dramaturgia do texto: Hermilo e Osman – poéticas em comparação, com o professor Lourival Holanda
19h – Palestra: “Hermilo & Osman: dramaturgias em diálogo.” com o Prof. Dr. Lourival Holanda
 
Dia 25 de julho (quinta)
14h às 18h - Oficina A dramaturgia do texto: Hermilo e Osman – poéticas em comparação, com o professor Lourival Holanda
19h - Leitura comentada "O Ideal e a Glória", de Osman Lins com direção de Quiercles Santana, comentários de Adriano Portela
 
Dia 26 de julho (sexta)
14h às 18h - Oficina A dramaturgia do texto: Hermilo e Osman – poéticas em comparação, com o professor Lourival Holanda.
19h- Roda de Conversa “Convívio: Osman e Hermilo”
Leda Alves, Letícia Lins, Tarcísio Pereira e Lourival Holanda
 
Dia 27 de julho (sábado)
20h - Espetáculo Cartas, Coletivo Caverna, vencedora do Prêmio de Pesquisa O Aprendiz em Cena
 
Dia 28 de julho (domingo)
20h - Espetáculo “As Cartas”, Coletivo Caverna, vencedor do Prêmio de Pesquisa O Aprendiz em Cena

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL