Viver

Conheça os seis novos patrimônios vivos de Pernambuco

Maracatu Cambinda Brasileira, Assis Calixto e Jeferson Nagô estão entre os novos patrimônios vivos. Foto: André Sampaio, Costa Neto e Jan Ribeiro/Divulgação

Os vencedores passam a receber bolsa vitalícia de R$ 1.600, no caso de pessoa física, e R$ 3.200 no caso de grupos/pessoas jurídicas. Entre as justificativas para as escolhas, o conselho ressaltou os saberes de cada mestre, a contribuição para a formação cultural dentro do seu território, o tempo de existência, histórico e questões como a regionalização. Os candidatos foram previamente inscritos no 14º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco – RPV-PE, Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O objetivo do prêmio é reconhecer, estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional dos mestres e das mestras e grupos de notório saber, almejando a transmissão de seus conhecimentos e de suas técnicas para alunos ou aprendizes, através de programas de ensino e aprendizagem apoiados ou executados diretamente pela Secult-PE e Fundarpe. 

"Com esses novos seis patrimônios, passamos a contar com 63 patrimônios vivos no estado", avaliou o presidente da Fundarpe Marcelo Canuto. É sempre uma alegria reconhecer novos mestres e grupos que tanto contribuem para nossa cultura e, a partir do prêmio, passam a ser protegidos dentro do que executam, como também a ter o compromisso com a transmissão de seus saberes. Nas diversas ações que promovemos, os Patrimônios Vivos são uma presença constante, quase obrigatória, levando não apenas seu folguedo, mas também interagindo com novos públicos e ministrando aulas, participando de rodas de diálogo, dinamizando como nunca antes puderam fazer, a produção da sua arte.

Confira o perfil dos novos Patrimônios Vivos de Pernambuco

José Antônio da Silva - Mestre Saúba

Foto: Jan Ribeiro/Divulgação

Sociedade Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira

Maracatu Cambinda Brasileira. Foto: André Sampaio/Divulgação

José Aprigio Lopes - Mestre Aprigio

Foto: YouTube/Reprodução

Aguinaldo da Silva - Mestre Nado

Mestre Nado. Foto Jan Ribeiro/Divulgação

Francisco de Assis Calixto Montenegro - Assis Calixto

Mestre Assis Calixto. Foto: Costa Neto/Divulgação

Tribo Indígena Carijós - Tribo Carijós do Recife

Pai Jeferson Nagô, de Caboclinhos Carijós do Recife. Foto Jan Ribeiro/Divulgação

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...